Página 1 de 13 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 130

Tópico: Raúl Castro defende limite de 10 anos para mandato de cargos públicos

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Marcellus Bracara
    Data de Ingresso
    Apr 2010

Raúl Castro defende limite de 10 anos para mandato de cargos públicos

O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou, neste domingo, que defende o limite de 10 anos para a permanência em cargos públicos e estatais no país.
    A medida faz parte da renovação da classe política cubana e foi defendida durante a primeira Conferência do Partido Comunista de Cuba em 2012.

Dirigentes do partidos debatem o tema desde o 4º Congresso do PC, realizado em abril de 2011. Segundo Raúl, a aplicação da proposta vai começar mesmo sem a reforma constitucional, depois que for "definida e estipulada a política pelas instâncias pertinentes".

A nova medida permitiria só dois mandatos seguidos de cinco anos para titulares de cargos públicos. Castro classifica como "rejuvenescimento e renovação" da classe política local o processo de reformas políticas e econômicas de Cuba.

Às vésperas da chegada da presidente Dilma Rousseff, Raúl Castro protegeu a ideia de manter um partido único no país como alternativa de evitar a influência dos Estados Unidos e aliados na região.

O presidente cubano acrescentou ainda que o esforço do governo é para combater a corrupção que ele definiu como um "dos principais inimigos da revolução cubana".

"Hoje a corrupção causa mais estragos do que o programa multimilionário de subversão e ingerência dos Estados Unidos e aliados", disse Raúl Castro.
    O presidente cubano defendeu a manutenção do partido único argumentando que a legalização de outras legendas pode gerar o que classificou de "partidos do imperialismo". "Isso sacrificaria a arma estratégia da unidade dos cubanos", disse Raúl Castro.

Dos 15 membros do comitê político eleito em abril, três têm menos de 65 anos. Do total de cerca de 11 milhões de habitantes, mais de 800 mil fazem parte do Partido Comunista Cubano.

Com informações da Agência Brasil e da "Efe"

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Marcellus Bracara
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Eu tenho acompanhado essas reformas e tenho visto com bons olhos essas reformas que tem sido feitas lá.

Senior Member Avatar de Plinio
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Muito bom, Cuba tem tudo para se tornar um "tigre" caribenho no futuro se fizer as coisas com calma :P

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Eu concordo 50% com ele. Esse limite é bom, vai acabar (ou diminuir MUITO) com essa putaria estilo Sarney, o problema só é que acaba afastando os (pouquíssimos) políticos honestos e trabalhadores.

O que eu não concordo é isso de defender a manutenção de um partido único, é coisa de ditador, cadê os direitos de expressão? Se o cara quer fundar um partido de direita ou de esquerda, deixa ué, ele tem direito.

Ex-Presidente do Brasil Avatar de junecaz
    Data de Ingresso
    May 2009
    Where is you Cuba now @ItsMeYoshi ?
    Citação Postado originalmente por Christopher Dawson
    As soon as men decide that all means are permitted to fight an evil, then their good becomes indistinguishable from the evil that they set out to destroy.

Citação Postado originalmente por Ryan Cullen Ver Post
    Eu concordo 50% com ele. Esse limite é bom, vai acabar (ou diminuir MUITO) com essa putaria estilo Sarney, o problema só é que acaba afastando os (pouquíssimos) políticos honestos e trabalhadores.

O que eu não concordo é isso de defender a manutenção de um partido único, é coisa de ditador, cadê os direitos de expressão? Se o cara quer fundar um partido de direita ou de esquerda, deixa ué, ele tem direito.
    Estava a pensar com os meus botões e cheguei à uma conclusão: concordo em abrir os partidos políticos. (also, os direitos de expressão existem, você pode entrar no PCC e falar a merda que quiser, só que dificilmente terá muitos agregando com você).

Mas por que? Bem, o Raúl está com medo de abrir por causa do dinheiro americano que é muito forte e pode corromper cuba inteira (e eles tem o suficiente pra isso e não pensariam duas vezes em fazê-lo), então daria pára ruir em alguns meses toda uma conquista de décadas de luta. (não em venham com essa de que eles vão mudar pra melhor e as conquistas de décadas continuarão, eles vão foder a porra toda e transformar aquela ilha num gigante latifúndio americano aos moldes pré-revolução).

Acontece que esse dinheiro entra mesmo assim e trabalha em grupos "ilegais". Vide Yoani Sánshez (com o seu topa tudo por dinheiro) e aquela putaria das mães brancas lá. Se os partidos de outras vertentes fossem legalizados, eles teriam que fazer a prestação de conta de todos os gastos e ganhos, sendo assim, os grupos ilegais ou continuariam na mesma merda para poderem usufruir do dinheiro contrabandeado e não poderiam falar merda alguma da falta de liberdade política, ou teriam que entrar legalmente e fazer um malabarismo gigante para pegar dinheiro do contrabando já que o governo ia ficar de olho em cima da prestação de conta dos dissidentes.

Also, não se enganem, o número de dissidentes cubanos é pequeno, não chega nem perto do que foi o Leste Europeu. Por que? Porque na Ucrânia eles viam uma França e Inglaterra através da cortina de ferro, enquanto os cubanos veem Haiti e títeres como Porto Rico depois do Atlântico.

Citação Postado originalmente por junecaz Ver Post
    Where is you Cuba now @ItsMeYoshi ?
    Still on Caribe.

EDIT: fod*-se os erros de português e relativos, dei uma escapulida no trampo e escrevi aqui rapidinho.
    Última edição por Gabriel Felippi; 30/01/2012 às 19:38.

Senior Member Avatar de Victor Barroso de Araujo
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Raul mostrando que realmente é diferente do irmão...

Sei que a história nao se faz de 'se', mas se ele tivesse governado no lugar do irmão, creio que Cuba estaria numa situação mais confortavel hj...

E que os EUA abram bem os olhos, pq se Cuba começar a mostrar resultados positivos nesses tempos de crise, será um problema esse exemplo aos vizinhos...

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Citação Postado originalmente por Gabriel Felippi Ver Post
    Estava a pensar com os meus botões e cheguei à uma conclusão: concordo em abrir os partidos políticos. (also, os direitos de expressão existem, você pode entrar no PCC e falar a merda que quiser, só que dificilmente terá muitos agregando com você).
    Também acho, se agremiar politicamente qualquer um pode, o grande problema é o Estados Unidos entrar com o $$$ e eleger um candidato-fantoche. Aí adeus comunismo.

Bem como você falou :]

Ancião de Valhala Avatar de Mazarino
    Data de Ingresso
    May 2010
    Direitos fundamentais como livre circulação de pessoas, direito universal ao voto e liberdade de pensamento não são negociáveis. É um ditadorzinho que tinha que ser preso pelo Tribunal Penal Internacional assim como o irmão chacinador.
    Choquei que tenha gente jovem aqui q ainda ache natural um país impor restrições ao direito associativo sob o pretexto de "se defender da influência dos EUA".

Senior Member Avatar de Plinio
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    O questao é que a transiçao tem que ser lenta, um choque capitalista iria causar desordem e instabilidade politica, a ilhazinha ia ficar mais bagunçada do que na epoca da revoluçao. Fazer as coisas rapido demais é coisa de comunista. LoL

Permissões de Postagem