Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: CCAB - Proposta de União Aduaneira

Congressista Avatar de Dennys Asimov
    Data de Ingresso
    Nov 2009

CCAB - Proposta de União Aduaneira

Olá colegas,

Gostaria de informar que por convite do Presidente do PIL eu estou novamente liderando a consolidação da CCAB - Câmara de Comércio Argentina-Brasil, como Diretor da Assuntos Internacionais do partido.

De forma a iniciar os trabalhos, junto com o coelga Michel Maciel, venho por meio desta mostrar-lhes o projeto de União Aduaneira a ser apresentado ao nosso país vizinho, a Argentina.

Como todos sabem, a mão-de-obra argentina é muito barata porém sua industria possui a metade do tamanho da brasileira (770 companias contra 1440). Portanto, permitir a "participação" igual-por-igual dos empresários argentinos no mercado brasileiro terá um impacto absorvível.

Por outro lado, os empresários brasileiros terão acesso à um mercado aproximado de 6mil pessoas, com um índice de atividade muito superior ao brasileiro. Haverá a possibilidade dos empresários brasileiros abrirem empresas no país vizinho e exportar para o Brasil como se aqui estivessem.

A proposta da União Aduaneira é aumentar a oferta de empregos na Argentina, com a chegada de investimento brasileiro e aumentar o mercado consumidor para os produtos brasileiros, adicionando um mercado de 6mil pessoas.

-----

[color=blue]A União Aduaneira[/color]

- Como funciona?

1) A empresa brasileira "X", interessada em vender para o país vizinho deverá se cadastrar na CCAB, informando qual o produto e qual é a quantidade a ser oferecida naquele mercado.

2) Autorizada, a empresa "X" oferece o produto no mercado argentino normalmente, a preço de mercado (com as taxas normais de import em vigor).

3) Após concluir as vendas, a empresa "X" deverá informar à CCAB sobre a(s) transação(ões), fornecendo os dados solicitados.

4) Os valores referentes às taxas pagas de "import" sobre àquela quantidade de produtos vendidos serão calculadas e, a cada final de mês, devolvidas para a empresa, como forma de "anular" as perdas.

Exemplo: Cenário de preços iguais no Brasil e Argentina: A empresa vendeu 4 armas na Argentina por $2,5. A receita total foi $10. Ela pagou em cada uma uma taxa de "import" de 10%, o que dá $1 sobre o total vendido. Seu lucro bruto foi de $9.

Se ela vendesse o mesmo produto pelo mesmo preço no Brasil seu lucro seria $10. A função da União Aduaneira é fazer com que a empresa não pague a taxa de "import" na Argentina e vice-versa.

- Quem paga a diferença?

O Governo Brasileiro e o Argentino deverão bancar as suas respectivas empresas, através de financiamento determinado a ser discutido entre representantes dos dois países, de modo a prevenir desigualdades e/ou impor cotas.

A representação brasileira ficará a cargo da CCAB, sendo responsável por fiscalizar, autorizar e reembolsar as empresas nacionais participantes.

- Debate

A proposta está agora aberta para debate, antes de seguir para apreciação na Argentina e (salvo modificações), ir para apreciação pela próxima gestão do Congresso Nacional.

Re:CCAB - Proposta de União Aduaneira

interessante,

mas existira um acordo entre dois paises isentando em ambas as partes, contrato valido no ER?
    Atenciosamente

Sir Michel Maciell - Duque do Amazonas; Lorde das Terras sem Fim; Patriarca da Nações Indígenas; Senhor da Fauna & Flora.

A voz de Deus é a voz do povo, olha Michel aí de novo/ Michel é um grande congressista, vai continuar com a gente, eu quero Michel lá!

Ex-1º Conde de Salvador - A primeira capital do Império

Data de Ingresso
    Nov 2009

Citação Postado originalmente por michel_maciel Ver Post
    interessante,

mas existira um acordo entre dois paises isentando em ambas as partes, contrato valido no ER?
    Boa pergunta Maciel, alguém aqui com mais prática na área legal do eR poderia opinar?

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009

Ainda bem que eu te avisei que a Argentina estava com a equipe pronta, né colega? Se não você ia esquecer... :P

Brincadeiras à parte, boa sorte no projeto, qualquer coisa me avisa que eu estou atuando na Argentina como Embaixador do Brasil.

Abraço

Data de Ingresso
    Nov 2009

Citação Postado originalmente por [PIL
    Ryan Cullen link=topic=2472.msg34757#msg34757 date=1267122764]
    Ainda bem que eu te avisei que a Argentina estava com a equipe pronta, né colega? Se não você ia esquecer... :P

Brincadeiras à parte, boa sorte no projeto, qualquer coisa me avisa que eu estou atuando na Argentina como Embaixador do Brasil.

Abraço
    Obrigado Ryan. Na verdade a equipe argentina já está pronta desde 14 de janeiro, conforme anunciado pela mylokeando no chat deles.. é o nosso lado que estava emperrando a CCAB ;-(

Quero discutir primeiro entre nós os detalhes da União Aduaneira antes de propor à eles. Precisa ser muito bem detalhada..

Temos pessoal para esse tipo de controle? O que ganhamos com isso na prática?

RETNiW
    Guest

Desculpem a ignorância, mas não consegui visualizar a vantagem para o Brasil... deve ser o cansaço ...

Dennys Asimov,

Gostei muito da idéia =]

Publiquei um artigo falando disso, seus créditos estão nos comentários. Gostaria que se possível comentasse e explicasse lá as vantagens para o pessoal.

Data de Ingresso
    Nov 2009

Citação Postado originalmente por diegofranco2503 Ver Post
    Dennys Asimov,

Gostei muito da idéia =]

Publiquei um artigo falando disso, seus créditos estão nos comentários. Gostaria que se possível comentasse e explicasse lá as vantagens para o pessoal.
    Vlw Diego! Vou fazer isto sim com prazer.

Inclusive, se a idéia avançar eu vou precisar de ajuda.. se estiver disponível.

Member
    Data de Ingresso
    Jan 2010

teremos 1 fiscal por empresa? isso seria um subsídio?

Permissões de Postagem