Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Tutorial IRC

TucaZzZ
    Guest

Tutorial IRC

Este tutorial simples foi feito com o intuito de ajudar aqueles que nunca mecheram com IRC, não sabe o que é isso, e nem sabe o que instalar.

Pois bem, vou passo a passo, bem devagar e você vai me acompanhando, no final, você estará conectado no canal do eBR Canal do eBRASIL.

1. O que é IRC?
    Basicamente falando, assim como existe a rede do MSN, a rede do ICQ, existe também a rede do IRC. O IRC é uma comunidade bem antiga que reúne pessoas para chats. E assim como no MSN e ICQ, é possível transferir arquivos.

O que difere o IRC das outras redes de chat, é sua imensa complexidade. Com o IRC, é possível criar verdadeiros centros de reuniões com diversas funcionalidades e interatividades diferentes. Por isso, praticamente todos os Fansubus do mundo utilizam o IRC para distribuir os animes, e caso você saiba usar esta rede, muitas portas se abrirão para você, não só da Kanshin, mas como de inúmeros outros Fansubs.

2. Alguns termos
    O IRC tem algumas particularidades, uma delas, é que diferente do MSN e o ICQ, o IRC funciona como se fosse uma comunidades, com várias salas de bate-papo. Quem já entrou no bate-papo da UOL ou Terra, basta fazer uma comparação: Cada sala, é chamada de "Canal". E no IRC, você pode encontrar centenas de canais, pois todos podem criar seu canal, e é gratis e sem burocracia.

Como toda sala de bate-papo, sempre há um administrador, a diferença, é que dentro de cada Canal, você pode encontrar 1 ou mais administradores, que comandam e gerenciam somente o Canal a que pertencem. Esses administradores no IRC são chamado de "Operadores", ou simplismente "Op.", ou até mesmo acreditem, de: "@" (sim, uma arroba). Esses Operadores tem o poder de "Kickar" (expulsar do canal) ou até mesmo dar um "Ban" (Banir você do Canal). Como cada canal faz suas regras, é sempre bom saber quais são as regras do Canal, para não ser expulso. Mas lembre-se que o máximo que pode acontecer com você, é não conseguir voltar mais para determinado Canal. Mas isso depende dos Operadores, no caso do eBR, ser Kickado terá um motivo claro, ser Banido é dificil.

Existe uma coisa muito interessante no IRC que se chama "Bot" (no plural é "Bots"), essa sigla é dada aos participantes da sala que não são "humanos", eles são "robôs" programados para seguirem comandos que os participantes dão no Canal. No caso da eBR e da maioria dos Fansubs, os Bots são os responsáveis por lhe dar os AVIs dos animes, bastando você dar o comando certo para ele. ( Creio que so tem o bot eRepublik pra dar helps )

3. Entrando neste mundo
    Bem, dei uma introdução bem superficial, se ainda ficou muita coisa para saber, não se preocupe, você vai entender no decorrer dos textos. Vamos agora pegar um "Cliente IRC", que será usado para se conectar na Rede IRC.

Mais uma vez, diferente do MSN e ICQ, o IRC pode ser acessado de inúmeros programas (que são chamados de "Scripts"). Existem vários "Servidores" que por sua vez, abrigam inúmeros Canais. Para entrar no eBR, você vai precisar saber:
    - Qual o Servidor que ele está (o nome dele, geralmente é uma "URL", ou seja, um endereço de intrernet)
    - Qual o Canal

Sim, só isso. Mas antes, você precisa pegar o "Script" que você vai usar para navegar na rede do IRC. Eu pessoalmente prefiro o script chamado: CyberScript. Você pode fazer o Download dele em: http://www.cyberscript.org/download.php
    Na página, os 4 links são iguais, pode escolher qualquer um para baixar.

Após baixar, faça a instalação tradicional.

TucaZzZ
    Guest

Re:Tutorial IRC

Não tá aquele tutorial bom bom bom, mais dá pra entender certinho! xD

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009

Tem certeza que esse é o lugar certo para postar um tutorial?

TucaZzZ
    Guest

Me fale onde é eu posto vivo perguntando no irc ninguem me diz nada. ai vi uma coisa "social" é postei aqui

Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2009

Citação Postado originalmente por [PIL
    Ryan Cullen link=topic=2359.msg32957#msg32957 date=1266443216]
    Tem certeza que esse é o lugar certo para postar um tutorial?
    Eu acho o mais apropriado, no momento.

Não achei uma área que pudesse coresponder, lá na "Universidade"

Se tiver um sugestão melhor, fala ae

Tucaz, da uma ajeitada nessa foto ae, bota em miniatura, seila.

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009

Desculpem, achei que tinha um tópico "Tutoriais" na "Universidade". Não sei daonde tirei isso [s]dorgas irairaira[/s]

Pode deixar o tópico aqui então, parece que é a área mais adequada mesmo.

Permissões de Postagem