Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 30

Tópico: "REORGANIZAÇÃO" das escolas públicas do estado de SP

Senior Member Avatar de YanCurtis
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Eu concordo contigo, mas é importante não perder o contexto: em muitas escolas, estamos falando de manifestantes que estão no primário... esperar uma movimentação de classe, com pautas, representantes e toda a estruturação que um movimento de reivindicação formal exige, é muito.

Talvez o grande mérito do movimento seja esse: isoladamente, em diversas escolas, esse decreto que veio top down foi barrado pelos próprios estudantes. Isso exige um nível de consciência política muito grande - afinal de contas, quem está mais interessado no assunto são os alunos, que serão afetados em primeiro nível. Muito marmanjo que se diz politizado fica quieto e diz que 'é normal' haver robalheira no país, mas esses moleques estão mostrando que isso não tem sentido e que, se quiserem fazer algo, precisam explicar melhor o que está sendo feito.

Já sobre os argumentos dos alunos, tenho conhecimento de muita pouca coisa. A globo e outros grandes veículos certamente estão barrando muita informação, e com o pouco que li não me sinto seguro em desqualificar muito a organização dos estudantes :/

Membros HUE Avatar de Mr. Indigo
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    O que roubalheira na política tem a ver com reorganização escolar? o.O

Senior Member Avatar de AngelluS II
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Duvido que este movimento atualmente esteja sendo realmente liderados pelos estudantes. Sempre aparecem um monte de grupos que se aproveitam da situação para tirar proveito político da coisa.

Quanto ao plano, vejo que claramente faltou ao Governo a iniciativa de compartilhar a idéia com a comunidade antes de tomar alguma decisão. Normalmente ações tomadas "de cima para baixo", sem discussão, encontram resistência muito maior até serem implementadas. As vezes ideias boas morrem em função disso.

Data de Ingresso
    Nov 2012
    Citação Postado originalmente por Mr. Indigo Ver Post
    O que roubalheira na política tem a ver com reorganização escolar? o.O
    Ali citei 'roubalheira' em um contexto mais amplo para fazer uma analogia que muitas pessoas aceitam passivamente qualquer manobra do governo, sem questionar os quês e porquês das coisas. Com esse tópico de escola, até onde sei, robalheira não é a pauta - e sim a questão de transparência e de melhoria na qualidade da educação/valorização dos professores.

Citação Postado originalmente por YanCurtis Ver Post
    Eu concordo contigo, mas é importante não perder o contexto: em muitas escolas, estamos falando de manifestantes que estão no primário... esperar uma movimentação de classe, com pautas, representantes e toda a estruturação que um movimento de reivindicação formal exige, é muito.

Talvez o grande mérito do movimento seja esse: isoladamente, em diversas escolas, esse decreto que veio top down foi barrado pelos próprios estudantes. Isso exige um nível de consciência política muito grande - afinal de contas, quem está mais interessado no assunto são os alunos, que serão afetados em primeiro nível. Muito marmanjo que se diz politizado fica quieto e diz que 'é normal' haver robalheira no país, mas esses moleques estão mostrando que isso não tem sentido e que, se quiserem fazer algo, precisam explicar melhor o que está sendo feito.

Já sobre os argumentos dos alunos, tenho conhecimento de muita pouca coisa. A globo e outros grandes veículos certamente estão barrando muita informação, e com o pouco que li não me sinto seguro em desqualificar muito a organização dos estudantes :/
    Pow Yan, seu argumento depõe contra você mesmo.

Você diz que esses estudantes possuem um nível de consciência política muito grande, afinal, suas manifestações tem como objetivo impedir a concretização de um decreto, de uma ação do governo. E ainda usa o fato de muito marmanjo que se diz politizado ficar quieto diante a roubalheira no país por achar que é algo normal, como um comparativo para mostrar o nível de consciência desses jovens.

Se você for parar pra pensar, esses estudantes tem o pensamento bem parecido com o desse “marmajo” que você citou.
    Olha só, nenhum desses estudantes se manifestou por um ensino de melhor qualidade. O que está indignando esses jovens é reorganização, a mudança de escola. Quer dizer que, o ensino de baixa qualidade é aceitável, é normal, mas ter que mudar de escola, perder a relativa zona de conforto que é estudar mais perto de casa é inaceitável. Bem Macunaína, neh?!

O que há ali é apenas a satisfação de fazer parte de uma manifestação. A sensação de está fazendo algo. Nenhuma estrutura argumentativa. Em síntese: movimento por movimento.

Sem contar que tem muito marmajo por detrás desses estudantes. Hoje mesmo eu vi uma reportagem em que aparecia um barbudo sendo preso pela polícia nessas manifestações.

Membros HUE Avatar de Mr. Indigo
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Eu ainda não entendi o motivo do protesto. Querem que permaneça a mistura de alunos de diferentes idades e cursos? Fechamento de unidades? Eu tento não ter vergonha alheia, mas está difícil neste caso...

O engraçado dos protestos é que quase tem mais repórter em volta do que manifestante em muitos casos. rsrs

A imprensa adora esse tema.

Data de Ingresso
    Nov 2012
    Bizarro.

Edit: só pro post não ficar no spam

Sinceramente, vocês acham que a decisão do Alckimin, com as informações que ele deu (que, diga-se de passagem, não foram praticamente nenhuma) são a melhor possível? Esse caminho do fechamento das escolas é o melhor possível para a sociedade? Está claro o que vão fazer com os recursos 'poupados'?

Se vocês ficarem pegando noticias das grandes fontes, só vão ver o que o alckimin quer mostrar. A pauta dos estudantes parece desorganizada porque ninguém cobre ela, mas são pedidos simples de transparência. Se tivessem filhos estudando nas escolas que estão para ser fechadas, talvez vocês vocês pudessem minimamente se colocar nos pés dos estudantes.

Fica ai a materia pra reflexão. Se fosse a Dilma a coisa seria "Maioria considera o governo regular ou péssimo, segundo pesquisa" kkkk
    http://g1.globo.com/sao-paulo/notici...datafolha.html
    Última edição por YanCurtis; 04/12/2015 às 10:01.

O que está sendo dito é que as escolas que serão fechadas terão seus espaços disponibilizados para que sejam feitas creches, ETECs etc.

Se isso realmente acontecer é uma boa.

Você pega salas subutilizadas e transforma em creches, onde o deficit é tão grande que a criança já está na pré-escola quando consegue a vaga.

Artista da MPB Avatar de PedreiroRC
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Citação Postado originalmente por kikonow Ver Post
    O que está sendo dito é que as escolas que serão fechadas terão seus espaços disponibilizados para que sejam feitas creches, ETECs etc.

Se isso realmente acontecer é uma boa.

Você pega salas subutilizadas e transforma em creches, onde o deficit é tão grande que a criança já está na pré-escola quando consegue a vaga.
    Foi dito que PODE ser feito isso, não que vai ser feito, nem como nem quando.

Vão fechar quase 100 escolas sem nenhum plano real de uso para elas.

Senior Member Avatar de AngelluS II
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    1 - É notório que a Educação Básica no Brasil precisa ser revista, pois a qualidade do ensino tem sido muito baixa. Só uma educação básica de qualidade pode realmente transformar o Brasil no longo prazo (a mudança tem que necessariamente começar por ela - pelas crianças - e depois expandir para outros níveis).

2 - Se existe um Plano de reestruturação da Educação Básica por parte do Governo de São Paulo, ele precisa ser demonstrado para a população. Me parece que ou o Alckmin não tem realmente um plano, ou o plano é ruim, ou mudará tanto a cultura tradicional de educação que preferem nem divulgar, por isso todo esse mistério. rsrs

Permissões de Postagem