Página 65 de 75 PrimeiroPrimeiro ... 15556364656667 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 641 a 650 de 746

Tópico: Livros

Ultimamente ando lendo bastante sobre a Idade Média. Decidir ter maior conhecimento sobre esse período que pouco se sabe.

Li "Idade Média - o que não nos ensinaram", e comecei a ler "A mulher no tempo das catedrais", ambos de Régine Pernoud.

É impressionante a desinformação que chega até ser intencional sobre a Idade Média. Nota-se uma voraz propaganda anticlerical promovida pelo iluminismo francês e que acabou se perpetuando.

E percebe-se que na verdade, a Idade Média foi um dos períodos mais brilhantes do ocidente. Por exemplo, foi no séc XII que surgiram as universidades.

São livros que valem a pena ler.

Senior Member Avatar de BIG GIL
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Citação Postado originalmente por Shaka III Ver Post
    Ultimamente ando lendo bastante sobre a Idade Média. Decidir ter maior conhecimento sobre esse período que pouco se sabe.

Li "Idade Média - o que não nos ensinaram", e comecei a ler "A mulher no tempo das catedrais", ambos de Régine Pernoud.

É impressionante a desinformação que chega até ser intencional sobre a Idade Média. Nota-se uma voraz propaganda anticlerical promovida pelo iluminismo francês e que acabou se perpetuando.

E percebe-se que na verdade, a Idade Média foi um dos períodos mais brilhantes do ocidente. Por exemplo, foi no séc XII que surgiram as universidades.

São livros que valem a pena ler.

Por então o monopolio da cultura, do saber no ocidente estava restrito à igreja, não sei se podemos considerar a idade media uma época iluminada porque as primeiras universidades se criaram dentro desses longos 1000 anos ou porque renascentimos italiano veio ao mundo no final da mesma, quando nessa epoca tivemos a inquisição (etapa mais negra da historia da Igreja Catolica Apostolica Romana) ademais de outros 900 anos de escuridão.

Eu te diria inclusive que nessa época o mundo arabe era muito mais culto e iluminado que a mesma Europa e que essa cultura e avanço terminou entrando na Europa graças ao contato que havia com eles por parte de romanos e outras culturas que conectavam com o oriente.

As primeiras escolas (propriamente na Italia) que vieram a ser chamadas séculos depois de universidades, nasceram no seculo IX

Porém a primeira entidade a ser reconhecida como Universidade e portanto é considerada a primeira universidade no mundo, nasceu no seculo XII oriunda de varias escolas religiosas, mais somente ostentou esse titulo (o de universidade) no seculo XIII

Sei disso porque um dos meus sobrenomes (que por certo é pouco comum) vem dessa cidade/Universidade.
    Última edição por BIG GIL; 23/03/2015 às 12:02.

Senior Member Avatar de vinicius santiago
    Data de Ingresso
    May 2009
    Falei besteira. Shaka III me corrigiu abaixo.
    Última edição por vinicius santiago; 24/03/2015 às 09:50.
    Novos jogadores: Meu referrer no vNations Venha ajudar na luta.
    Minha dica pra você: Largue o eRepublik, fique no fórum e vá ler uns livros.
    P.S.: Ainda na eterna luta contra as matronas do politicamente correto.

As 10 universidades mais antigas do mundo

http://www.megacurioso.com.br/histor...s-do-mundo.htm

Nesse meu interesse pela Idade Média, encontrei um texto bem interessante sobre a condição da mulher da época.

O detalhe da cena de trabalho camponês da iluminura do mês de junho das Mui Ricas Horas do Duque de Berry (séc. XV) é bem conhecido: no primeiro plano, duas jovens e esbeltas camponesas descalças trabalham no campo, espalhando o feno para secagem. É verão às margens do Sena. Com os tornozelos à mostra e de mangas arregaçadas, cobrem suas cabeças com panos brancos, para se protegerem do Sol. Abatidas –percebe-se o olhar cansado de ambas– elas contribuem na labuta cotidiana.

O belíssimo e refinado traço dos irmãos Limbourg (c. 1380-1416), iluministas desse notável documento imagético, não nos deve iludir e fazer com que pensemos que o cotidiano campesino não era como figuram na cena: no mundo medieval das camadas mais baixas da população, todos, homens e mulheres, trabalhavam. Sim, elas também. A mulher estava presente em todas as atividades do dia-a-dia. Naquele mundo rural, cozinhavam (fabricavam cerveja e pão), fiavam, limpavam a casa, costuravam as roupas de toda a família e, sempre que possível, dividiam o trabalho fora de casa (tosquiando, ordenhando, ceifando etc.).

Praticava-se a ética da reciprocidade conjugal: o casamento era uma arma solidamente assentada na fidelidade (fides) e no auxílio mútuo (adjutorium) (Toubert, 87-88). Por isso, Robert Fossier (1927- ) está convencido de que a mulher do século XIII, solteira, casada ou viúva, nada ficava a dever à do século XVIII, menos ainda à do século XX (Fossier, 104-106).

camponesas.jpg

Acho que de certa forma contrapõe ao que se fala de que historicamente as mulheres sempre foram extremamente oprimidas. Na Idade Média, se chegava até em certas situações, a mulher ser colocada como ser superior ao homem.
    Última edição por Shaka III; 24/03/2015 às 04:47.

Data de Ingresso
    May 2009
    Terminei de ler "Insurgente", volume II da Trilogia Divergente.

Romance adolescente mas com algumas cenas de ação que parecem interessantes. Acho que será um bom filme se souberem como fazer. Especialmente porque tem muitas narrativas de ação. Luta, tiro, etc. É o tipo de coisa que fica bem quando filmada.

Não li o volume 1 mas achei a escrita do volume muito simples, do tipo que qualquer adolescente mesmo leria sem dificuldade. Só não achei interessante a premissa para o volume III. Não me chamou a atenção a ponto de ler o terceiro.

===

Comecei agora "Nós", uma distopia escrita em 1920 por um russo e que inspirou Admirável Mundo Novo(1930) e 1984(1948). Ironicamente o livro só foi publicado na Rússia (na época URSS) após a 'glasnost'.

O livro parece um relatório. É um humano do século XXX falando com humanos de 1000 anos antes (os 'primitivos') e mostrando como que a liberdade é selvageria e a ordem e a disciplina geram felicidade.

Vale muito a leitura, mesmo sendo repetitiva. Parece algo sistemático/robótica a escrita, mas faz sentido pela coletividade que o livro demonstra.

Fica a dica aí para os fãs de distopias.
    Última edição por vinicius santiago; 24/03/2015 às 10:20.

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Marcellus Bracara
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Citação Postado originalmente por vinicius santiago Ver Post
    Terminei de ler "Insurgente", volume II da Trilogia Divergente.

Romance adolescente mas com algumas cenas de ação que parecem interessantes. Acho que será um bom filme se souberem como fazer. Especialmente porque tem muitas narrativas de ação. Luta, tiro, etc. É o tipo de coisa que fica bem quando filmada.

Não li o volume 1 mas achei a escrita do volume muito simples, do tipo que qualquer adolescente mesmo leria sem dificuldade. Só não achei interessante a premissa para o volume III. Não me chamou a atenção a ponto de ler o terceiro.

===

Comecei agora "Nós", uma distopia escrita em 1920 por um russo e que inspirou Admirável Mundo Novo(1930) e 1984(1948). Ironicamente o livro só foi publicado na Rússia (na época URSS) após a 'glasnost'.

O livro parece um relatório. É um humano do século XXX falando com humanos de 1000 anos antes (os 'primitivos') e mostrando como que a liberdade é selvageria e a ordem e a disciplina geram felicidade.

Vale muito a leitura, mesmo sendo repetitiva. Parece algo sistemático/robótica a escrita, mas faz sentido pela coletividade que o livro demonstra.

Fica a dica aí para os fãs de distopias.
    Insurgente está no cinema.

Data de Ingresso
    May 2009
    Citação Postado originalmente por Marcellus Bracara Ver Post
    Insurgente está no cinema.
    Sim, meu irmão me lembrou isso ontem. De qualquer forma é um filme que, pela narrativa, tende a ter boas cenas de luta e ação.

Senior Member Avatar de BIG GIL
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Citação Postado originalmente por Shaka III Ver Post
    As 10 universidades mais antigas do mundo

http://www.megacurioso.com.br/histor...s-do-mundo.htm
    Isso de discutir qual é a mais antiga sempre gera problemas.

Na Europa as primeiras instituições foram as italianas (mais França questiona isso), logo em Espanha alegam que a deles foi a primeira em usar esse nome (universidad)

Porém ninquem fala que se do que falamos são de instituiçoes que outorgam titulos academicos teriamos que citar a China que no seculo 2 antes de Cristo tinha em Nanjing algo por esse estilo.

Tudo isso gera muita duvida, porém o unico que sabemos com certeza e que as primeiras universidades na America vieram da mão de Espanha, logo foram criadas em USA e no Brasil seguimos ignorantes nesse campo até o seculo 20, a primeira se a memoria nao me falha seria a de Sampa.
    Última edição por BIG GIL; 25/03/2015 às 18:23.

Data de Ingresso
    May 2009
    Citação Postado originalmente por BIG GIL Ver Post
    Isso de discutir qual é a mais antiga sempre gera problemas.

Na Europa as primeiras instituições foram as italianas (mais França questiona isso), logo em Espanha alegam que a deles foi a primeira em usar esse nome (universidad)

Porém ninquem fala que se do que falamos são de instituiçoes que outorgam titulos academicos teriamos que citar a China que no seculo 2 antes de Cristo tinha em Nanjing algo por esse estilo.

Tudo isso gera muita duvida, porém o unico que sabemos com certeza e que as primeiras universidades na America vieram da mão de Espanha, logo foram criadas em USA e no Brasil seguimos ignorantes nesse campo até o seculo 20, a primeira se a memoria nao me falha seria a de Sampa.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2...200-anos.shtml

Medicina na Bahia
    Medicina no Rio de Janeiro
    Direito em São Paulo
    Direito em Recife

Lembro que teve uma primeira de engenharia, não lembro se no RJ (Capital na época) ou se em Ouro Preto (a hj 'Escola de Minas' da UFOP).

Mas é por aí.

Muita gente cai nessa propaganda que a F.D. do Largo do São Francisco é a mais antiga, mas a mais antiga é a Faculdade Nacional de Direito (FND), atualmente da UFPE. As duas foram criadas (por decreto imperial) quase juntas mas Recife começou a funcionar antes.

Permissões de Postagem