[size=7pt](retirado do artigo do erepublik)[/size]
Caros brasileiros,
A Agência Brasileira de Assuntos Internacionais (aka ABAI) faz um trabalho fantasma. É, isso mesmo, um trabalho praticamente desconhecido. Muitos brasileiros sequer sabem que existimos, ou o que fazemos. Eu, Ryan, quero mudar isso. E é com esse intuito que venho, por meio deste artigo, explicar um pouquinho sobre a Agência. Esse artigo se dedicará a contemplar os cargos da Agência e, dependendo de alguns fatores (como receptividade do público, tempo para escrever, etc) terá continuação. A ABAI, como vocês sabem, é semi-desvinculada do Governo, mas trabalha intimamente com o Ministério das Relações Exteriores.
Mas, o que é o Ministério das Relações Exteriores? E o que é essa ABAI?
O Ministério das Relações Exteriores é o órgão político da Administração direta cuja missão institucional é auxiliar o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil, assegurar sua execução, manter relações diplomáticas com governos de Estados estrangeiros, organismos e organizações internacionais e promover os interesses do Estado e da sociedade brasileiros no exterior.
A Agência Brasileira de Assuntos Internacionais é uma organização autônoma coordenada pelo Diretor Geral e se reporta diretamente ao MoFA e ao Presidente. Mantêm um corpo Diplomático que representa o eBrasil no Exterior e prove o Governo Brasileiro de informações úteis e relevantes.
[hr]
[center][size=14pt]Cargos da Agência[/size][/center]
Embaixador - A função de um Embaixador é prover o Brasil com informações úteis e atualizadas além de observar modificações governamentais e humor populacional/governamental do "país alvo". O Embaixador deve também promover a imagem brasileira no país alvo. Para tanto, o diplomata pode abrir um jornal no pais alvo, se apresentar neste pais assim que seu trabalho terminar, e trabalhar diplomaticamente por via deste!
O Embaixador deve participar em todos os meios possíveis de comunicação do pais alvo, tais quais fóruns e chats. É requisitado ao embaixador que seja pelo menos ativo no fórum do pais em questão.
Embaixador Assistente - A função do Embaixador-Assistente é a de auxiliar o Embaixador na medida do possível. Cada Embaixador poderá contar com um ou dois Embaixadores Assistentes. O Embaixador-Assistente receberá orientações sobre como fazer o relatório, como conseguir bons contatos, etc. Basicamente é um "estágio". É o período no qual se dedica a adquirir bastante experiência e bons contatos, para tornar-se capacitado de assumir uma Embaixada sozinho.
Analista (Análises e Estratégias) - Os Analistas são divididos em duas categorias. Externo e Interno.
Analista Externo (Estratégia): Responsável por analisar todos os países do eGlobo, aliados,neutros e até inimigos, e verificar em que países realmente vale à pena abrir uma Embaixada, e em que países a Embaixada pode ser desativada, ou mudado o Embaixador. Trata-se de estratégia diplomática.
Analista Interno (Análises): Pode e deve trabalhar junto com o Oficial de Chancelaria no zelo pelo bom funcionamento interno da Agência. Enquanto o Oficial de Chancelaria se limita a verificar se os relatórios estão sendo postados com a frequência desejada, o Analista Interno deve ir mais a fundo e ler os relatórios inteiros. Deve sugerir ao Embaixador que tipo de informação útil deve ser acrescentada ao relatório, e que tipo de informação pode ser deixada de lado.
Analista Geral (Análiste e Estratégia: Quem se dispor, pode acumular as duas funções - Análise Interna e Externa - se tornando assim um Analista Geral. Mas é opcional, e é cargo de alguém experiente, os futuros interessados deverão se postular à apenas uma área.
Analista Militar - Analisa o poderio militar do país-alvo, verifica como é a organização interna do Exército local, como é a presença em batalhas no exterior, em suma, faz a coleta dos dados militares e repassa o útil e o relevante ao Diretor da Agência.
Vendedor (Comercial) - Procura bons negócios, pesquisa por países propícios para boas compras/vendas envolvendo o eBrasil , tanto como vendedor como comprador. Atualmente essa função está desativada.
Oficial de Chancelaria - O Oficial deve zelar pelo bom funcionamento interno da ABAI (verificar se os Embaixadores estão ativos, se estão emitindo os relatórios, etc) e publicar artigos informando o trabalho da ABAI (resumo das embaixadas, informações relevantes e não-sigilosas, etc). O Oficial deve ser muito ativo e comprometido com o seu trabalho.
Host - Checa a credencial dos Embaixadores Estrangeiros, entrando em contato com o respectivo Presidente. Feito isso, o Host confere quem é o cara que veio para cá. É alguém importante? Algum jornalista conhecido? Militar? Político famoso? Paralelamente, fica encarregado de responder as dúvidas do Embaixador sobre o nosso Governo, como por exemplo, quais são os componentes do nosso Gabinete, etc. O Host também deve entrar em contato com o MoFA ou o Presidente de países estrangeiros, comunicando sobre a área para qual eles podem mandar o seu Embaixador, a Internacional Embassies.
Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar.
Ryan Cullen
Diretor-Geral da ABAI
Hugan
Vice-Diretor da ABAI