Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

  1. #1
    Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Forgotten Realms
    Posts
    7.989

    Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Caros colegas,

    Com a iminente chegada do eRepublik Rising, acho importantíssimo termos uma mídia limpa e de qualidade. Não podemos nos dar ao luxo de ter artigos ruins, foras das regras, troller's, e o que mais for prejudicial e incômodo, nesse momento tão crucial que é a transição das Versões. Assim sendo, acho que esse é o momento certo para Os Focas voltarem à ativa.

    Certamente não podemos obrigar ninguém a deletar ou reescrever seus próprios artigos, por mais inútil, fora das regras ou troller que seja, porque isso fere a liberdade e o direito de expressão de cada um, mas nada impede de eu, e de todos os membros d'Os Focas de mandar uma singela mensagem, explicando que o artigo não ajuda em nada, e pedindo para não escrever mais ou pelo menos que publique em uma época relativamente calma.

    É imperioso que o nosso TOP midíatico seja composto pelas ordens do Governo e por artigos relevantes, como tutoriais, informativos, artigos do Congresso, da ABAI, dos partidos, etc. E destaco os tutoriais, que serão essenciais na transição que passaremos em breve.

    [hr]

    [size=14pt]Metas[/size]

    As metas d'Os Focas:

    Aprimorar a qualidade da mídia brasileira
    Promover os jornais associados
    Promover aulas de jornalismo entre aqueles que ainda não estão totalmente inseridos no jornalismo do eRepublik e no Padrão de Qualidade Focas

    [size=14pt]Cargos[/size]

    Não devemos burocratizar a Organização, com a pena de perder ou deixar de atrair membros, mas uma hierarquia simples, que mantenha o grupo funcionando ordenadamente é imprescindível. O grupo contará com os seguintes cargos:

    Presidente - é o cargo mais simbólico, quem ocupar essa posição será o maior responsável pelo funcionamento do grupo. O cargo de administrador do sub-fórum é acumulado à esse. Como é o representante da organização, é ele que deve fazer acordos de divulgação e patrocinio, além de sempre estar aberto para novas idéias de projetos que sejam compatíveis com o grupo. Possui a palavra final das votações, é o Presidente quem fecha os tópicos desse tipo, e em caso de empate, possui o voto de Minerva. Por ser o baluarte da organização, deve ser MUITO ativo.

    Editor-geral - responsável pela editoração do jornal Focas em Foco, poderá convocar pessoas para os seguintes cargos:
    Repórter - fará reportagens sobre o jornalismo do eRepublik - qualquer associado interessado pode ser
    Editor de imagens - ajudará a encontrar imagens relevantes ao assunto - qualquer associado interessado pode ser

    O Editor-Geral (cargo único) é quem escreverá os Editoriais dos artigos publicados no jornal Focas em Foco, apresentando o repórter e informando que tipo de tema será contemplado pelo mesmo. Exemplo simples: "Olá brasileiros, esse artigo, escrito pelo João, vai falar sobre..."

    O Repórter (cargo sem número limite) é quem buscará na mídia brasileira e internacional assuntos relevantes e relacionados à Organização. Por exemplo: Grupos similares ao nosso, que gênero de artigo é mais votado, tutoriais interessantes, entrevista com jornalistas famosos, cobertura de algo importante (inauguração de alguma milícia, casamento de alguém eFamoso,...), etc.

    Já o Editor de Imagens (número limitado, à definir) é quem trabalhará intimamente com os Repórteres, buscando imagens bacanas para ilustrar a reportagem dos mesmos, além de bolar rodapés, banners, tudo que possa ser utilizado no jornal d'Os Focas.

    Tesoureiro - É a pessoa que cuida das finanças do grupo: cobra as taxas de inscrição (e avisa ao Presidente, para que o mesmo possa aprovar oficialmente a entrada de alguém), documenta entradas/saidas de dinheiro, etc... Seria interessante se o Tesoureiro centralizasse TUDO em um único gDOC, para melhor controle e fiscalização, além de fácil consulta posterior.

    Presidente da Universidade - É quem coordena os sistemas de tutorado da Organização. É quem deve ser o mais atualizado do grupo, no tocante à tutoriais e informações relacionadas. Deve buscar sempre os melhores tutoriais, abrangendo as mais diversas áreas do Jornalismo (artigo econômico, tutorial, político entrevista, etc etc). Exemplo: tutoriais do tipo "como escrever bem?", "como fazer uma boa entrevista", esse tipo de coisa.

    Foca - O jornalista aprendiz, que tem interesse mas ainda não pode se associar, por não possuir artigos no Padrão de Qualidade d'Os Focas, e que será supervisionado por uma pessoa (qualquer associado), até que esteja apto a entrar para o grupo.

    Apenas esses cargos. Com menos cargos ganhamos mais dinamismo.

    Atenção! Todos os ocupantes dos cargos acima listados são IGUAIS, com opiniões de mesmo peso, sem qualquer tipo de privilégio que os diferencie. A única exceção, é claro, é o Presidente, o Editor-Geral e o Tesoureiro que possuem acesso à ORG (se é que isso pode ser considerado um privilégio), mas somente porque é indispensável no exercício de seus respectivos cargos.

    [size=14pt]Status[/size]

    Integrante da Equipe - Qualquer Associado que tenha algum cargo dentro da Organização.

    Associado - Qualquer pessoa que tenha pago a taxa de inscrição, e que possua artigos obedecendo o Padrão de Qualidade d'Os Focas. O Associado só pode pagar se tiver seus artigos no Padrão, caso pague e não esteja no Padrão, o dinheiro será devolvido. Não existe meio de burlar o Padrão, não insistam.

    Foca - Jornalista aprendiz, pessoa interessada em entrar para a Organização mas cujo artigos não obedecem o Padrão.

    [size=14pt]Votação[/size]

    Todo e qualquer Associado pode abrir uma votação, e todos os demais associados têm direito ao voto. Focas não votam, e os votos dos Associados e dos Integrantes da Equipe têm o mesmo peso. O Presidente encerra a votação, e desempata (caso necessário) com o voto de Minerva.

    O único tipo de votação que o Presidente não tem o voto de Minerva nem a palavra final é uma votação para tirá-lo do cargo, um tipo de Impeachment, que pode ser proposta por qualquer Associado. Essa votação "passa", assim como todas as outras, com maioria simples entre os que votaram, sendo proibido a abstenção.

    Maioria simples é o número de votos favoráveis, desde que superior aos votos contrários dos associados presentes, sendo esta a regra geral para a tomada das deliberações.

    [size=14pt]Mandato - Postulações[/size]

    Mandato do Presidente: Por sermos uma Organização independente, o cargo de Presidente da Organização não precisa necessariamente seguir a gestão do eRepublik (1 mês). Mas como acho importante a renovação da liderança, os mandatos serão de 3 meses, com direito à 1 (uma) reeleição. Seis (6) meses na Presidência da Organização é mais do que o suficiente para cumprir quaisquer projetos pessoais que o mesmo possa ter. A Presidência da Universidade segue a mesma regra.

    Postulações para fazer parte da Equipe: Uma vez definida a equipe inicial, não haverá inscrições para os seguintes cargos: Editor-Geral e Tesoureiro. O Editor-Geral, por lidar quase que exclusivamente com os Repórteres e Editores de Imagem, é definido em votação de maioria simples entre os próprios Repórteres e os Editores de Imagem. O Tesoureiro, por ser um cargo importante e como deve ser ocupado por alguém de confiança, é escolhido em comum acordo pelo Editor-Geral, pelo Presidente da Universidade e pelo Presidente.

    [size=14pt]Padrão de Qualidade[/size] (critérios de seleção dos associados)

    • Uso correto da Língua Portuguesa (com exceção nos artigos de comédia e similares, em que o erro seja proposital)
    • Priorizar a qualidade e veracidade da informação (principalmente nos artigos sobre história, ou os informativos)
    • Boa aprovação dos leitores (sem se importar com o número de assinaturas)
    • Ausência de SPAM / TROLL
    • Liberdade de expressão (exemplo: não inibir os comentários, nem mesmo as críticas)
    • Jornalismo responsável (sem muitos artigos num mesmo dia, por exemplo)


    [size=14pt]Meios de Comunicação[/size]

    Org: http://www.erepublik.com/en/organization/2931307
    Jornal: http://www.erepublik.com/en/newspaper/os-focas-225519/1
    Msn group: [email protected] (desativado!)
    IRC: #Os_Focas (importante!)
    Site:

    [hr]

    Sei que tudo juntado num único post parece assustador, mas garanto que isso é apenas para evitar situações incômodas, e que o dia-a-dia é MUITO simples!

    Att,
    Ryan

  2. #2

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Perguntas

    Pra que tesouraria? Pegar dinheiro da onde e pra que? Cobrar dinheiro por que?

    "O Repórter (cargo sem número limite) é quem buscará na mídia brasileira e internacional assuntos relevantes e relacionados à Organização. Por exemplo: Grupos similares ao nosso, que gênero de artigo é mais votado, tutoriais interessantes, entrevista com jornalistas famosos, cobertura de algo importante (inauguração de alguma milícia, casamento de alguém eFamoso,...), etc."

    Ok, o reporter achou algo importante, e vai fazer o que com ele? (Re)Publicar no jornal dos focas?


    VAi continuar tendo o progrma de subscribes?

    No mais, já já escrevo algo interessante sobre a organização.

  3. #3
    Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Forgotten Realms
    Posts
    7.989

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Citação Postado originalmente por [ePCB
    Gabriel Felippi link=topic=3929.msg57708#msg57708 date=1278278179]
    Perguntas

    Pra que tesouraria? Pegar dinheiro da onde e pra que? Cobrar dinheiro por que?
    Tesoureiro - É a pessoa que cuida das finanças do grupo: cobra as taxas de inscrição (e avisa ao Presidente, para que o mesmo possa aprovar oficialmente a entrada de alguém), documenta entradas/saidas de dinheiro, etc

    Taxa de inscrição = valor simbólico de 1 mísero gold, pago no momento em que o interessado for aceito na Organização.

    O gold arrecadado será utilizado em ADs para artigos do próprio grupo, vinculados no jornal Focas em Foco. É como se fosse um partido.

    Citação Postado originalmente por [ePCB
    Gabriel Felippi link=topic=3929.msg57708#msg57708 date=1278278179]
    Ok, o reporter achou algo importante, e vai fazer o que com ele? (Re)Publicar no jornal dos focas?
    Depende. Pode publicar em seu próprio jornal, ou passar ao Editor-Geral, para que o mesmo o publique no jornal da Organização. Repórteres não terão acesso à ORG.

    Caso o Repórter opte por publicar em seu próprio jornal, o jornal Focas em Foco pode emitir uma nota avisando do artigo, que é muito interessante, explicando sobre o que se trata e recomendando a leitura. Desde, é claro, que esse artigo seja relacionado com o grupo, ou seja algo MUITO interessante/exclusivo.

    Citação Postado originalmente por [ePCB
    Gabriel Felippi link=topic=3929.msg57708#msg57708 date=1278278179]
    VAi continuar tendo o progrma de subscribes?
    Você se referia à ter que assinar o jornal dos outros membros? Se for isso, a resposta é não. Cada um tem a liberdade de assinar o jornal que quer.

    Se não for isso, explique melhor, que já faz tanto tempo que esse grupo tá parado que não lembro nem da metade dos projetos :P

  4. #4

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Quanto ao ultimo, era isso que esperava. Na minha opinião, achava muito "palha" essa coisa de "subscribe, é só 1 click".

    E esse do reporter ainda não me agradou.

    Sabe o que deveriamos fazer? OS focas ter seu periódico, todo sabado uma coluna com todos os assuntos e os melhores artigos.

    Também poderiamso fazer premiações a cada mes pra melhor jornal e melhor artigo.

    Se pá, é só ideia.

  5. #5
    Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Forgotten Realms
    Posts
    7.989

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Pode ser! Achei bem interessante a idéia.

    Mas esses melhores artigos, seriam os melhores artigos escritos pelos membros DO grupo né? Claro, se tivesse alguns artigos muito foda na mídia até poderia comentar, mas seria focado n'Os Focas, imagino.

    Já o negócio da premiação, vamos deixar para mais tarde, ok? É algo complicado, envolve prêmios em dinheiro, itens, ou seja lá o que for, e o grupo tá recem despertando.

  6. #6

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Sobre o Prêmio sim, tem que deixar pra mais tarde.

    Quanto ao tal periodico, tem que montar uma equipe de jornalismo, um escrevendo sobre a aprte militar, outro a parte politica, outra sobre blablablá, e o nunu na parte de humor =P

    DAi sempre lançar toda semana, num especifico dia, como por exemplo sabado.

  7. #7
    Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Forgotten Realms
    Posts
    7.989

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Citação Postado originalmente por [ePCB
    Gabriel Felippi link=topic=3929.msg57720#msg57720 date=1278281048]
    Quanto ao tal periodico, tem que montar uma equipe de jornalismo, um escrevendo sobre a aprte militar, outro a parte politica, outra sobre blablablá, e o nunu na parte de humor =P
    Hum, esses podem ser os "Repórteres" então. Ou, melhor, mudar o nome para "Colunistas".

  8. #8
    Senior Member Avatar de Mav Brasil
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Posts
    4.566

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Gostei da idéia de semanalmente resumir os artigos mais interessantes dos nossos associados no jornal dos focas. Acho que podíamos tb lançar de veez em quando uns artigos com foco no jornalismo (como se fosse uma aula, tutorial ou seja lá o que for).

    Sobre assinaturas, quando eu estava sugerindo este media ring, o q pensava na verdade é cad pessoa indicar tantos afiliados no seu jornal. Por exemplo, eu gosto do jornal do Ryan e acho q ele deveria ser mais assinaso, aí eu coloco um link pro jornal dele no meu rodapé. Há tempos q quero fazer isso, independente da associação, mas nunca me lembro.

    O tópico q abri com os jornais foi apenas sugerindo q os associados assinassem os associados, uma camaradagem. Nada obrigado.
    Minha prece para as mulheres do século XXI:
    Endureçam vossos corações e aprendam a matar
    Andrea Dworkin
    Homens mortos não estupram

  9. #9

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Sei que não é obrigatório, mas incita aos subs pelo fato dos focas ser um grupo jornalístico. Esse media ring pela minha visão, só beneficiaria alguns "camaradas", e não aos bons jornais.

    Quanto aos melhores artigos da semana, poderiamos fazer uma parte exclusiva onde damos o link, o título e um resumo do artigo de alguém. Ex.:

    Brasil jantando em Madri! (link pro artigo no título)
    Aqui o jornalista Cicrano fala da invasão brasileira à Espanha e a conquista de Madri.

    Tutorial de gestão de tempo na v2
    beltrano nos trás um excelente tutorial para compreendermos e usar a gestão de tempo de odo consciente evitando danos a saúde e a felicidade do cidadão.

    [...]

  10. #10
    Ex-Presidente do Brasil Avatar de Ryan Cullen
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Forgotten Realms
    Posts
    7.989

    Re:Reestruturação e Reativação d'Os Focas!

    Tô voltando à ativa, e portanto, extremamente desatualizado :P Me deem um tempinho que já venho tocar as coisas aqui.

    Quem quiser ajudar, fique à vontade, pois temos bastante trabalho para fazer! ;D

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •