Comprei a edição da Superinteressante cujo título é: Nos bastidores dos Serviços Secretos: Os segredos, as ações e as trapalhadas das agências criadas para espionar. (quem quiser ler/baixar clique aqui)
[center][/center]
A revistra mostra as informações sobre as principais agências de serviço secreto do Mundo, e em cada uma fala como mudou o mundo:
[size=15pt]CIA[/size] (EUA): mudou o mundo de duas formas, a primeira foi ajudando a derrubar o comunismo (fala sobre américa latina, regimes de esquerda, ditaduras), a outra, a CIA também contribuiu para a ascenção do terrorismo islâmico ao apoiar Bin Laden e seus guerrilheiros (mujahedin) contra a invasao soviética no Afeganistao. Depois de expulsar os russos, Bin Laden prometeu lançar a guerra santa contra os EUA e seus aliados. Dito e feito.
[size=15pt]MOSSAD[/size] (Israel): As informações obtidas peo Mossad - um pouco antes da sua criação formal em 1949 - foram vitais para a guerra de 1949, quando Israel repeliu a invasão de 5 países vizinhos e declarou sua independência da Inglaterra. O serviço ecreto tambem inaugurou a noção de "assassinato seletivo" de terroristas, com objetivo de pervenção, dissuasão e vingança. "Matar um líder terrorista pode prevenir um próximo atentado e causar sérios danos à organização. Com a dissuasão, a ideia é persuadir os candidatos a terrorista a seguir outro caminho. Sem duvida, alguns o fazem" diz Klein (israelense especialista em inteligencia e autor de um livro sobre o assunto). Já a vingança é assunto ainda mais controverso. (Principais operações: Eichmann: Para os empregados da Mercedes-Benz argentina, Ricardo Klement era um colega boa praça. Poucos sabiam que seu verdadeiro nome era Adolf Eichmann, o mentor da Solução Final, o exterminio dos judeus nos ultimos anos da WWII. Com o fim do conflito, o nazista tinha escapado para Buenos Aires. Em 11 de maio de 1960, ele caminhava tranquilamente para a sua casa quando 4 homens da Mossad o sequestraram. Horas deopis, já foi apresentado em Israel, onde foi julgado e condenado a morte pela força)
[size=15pt]MI6[/size] (Reino Unido) : O MI6 obteve segredos vitais de um espião que conseguiu penetrar na mais alta esfera do comando nazista durante a WWII. Knopf, o espião, informou aos britânicos a localização da Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oreintal (Polonia hoje). Também os alertou sobre a obsessã de Hitler de ocupar Stalingrado. A desastrosa invasão alemã à cidade russa abriu caminho para a vitória dos Aliados.
[size=15pt]KGB[/size] (Rússia) : A KGB revelou aos cubanos o plano da CIA de invadir Cuba pela Baía dos Porcos. Nao fosse isso, os americanos provavelmetne seriam bem-sucedidos ao derrubar Fidel mais de 40 anos atrás. Com o fim da URSS, a KGB também forneceu mao de obra especializada para a máfia russa.
[size=15pt]GUOANBU[/size] (China) : Está prestes a mudar.: O Guanbu deve ganhar uma queda de braço contra o Google. Em meados de março, o gigante da internet fechou seu escritório em Pequim e mudou-se para Hong Kong. Tudo porque o governo chines exite que o site opere no país sob censura. Um bilhao e 300 mil chineses podem ficar sem acesso ao buscador.
[size=15pt]ABIN[/size] (Agência Brasileira de Inteligência) : Matéria completa:
Criação: 7 de dez de 1999
Empregados: 2000
Com 10 anos de idade, o serviço secreto ligado ao Palácio do Planalto ainda tem a maioria de seus integrantes proveniente do Serviço Nacional de Informaçoes (SNI) da ditadura militar. O PT, antigo alvo dos agentes, agora dá maiores recursos para eles. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o governo gastou R$ 326 milhões com a Abin em 2009, quase o dobro em relação a 2004.
Modo de ação
A Abin é o único serviço secreto do mundo que recruta agentes por concurso público (LOL). Este ano, aliás, ela vai abrir vagas para agente técncio e oficial técnico. Além de ser uma exigência constitucional, o concurso ajuda a Abin a desvincular-se da imagem do seu antecessor, o SNI, que perseguiu cruelmente os opositores da ditadura militar. Naquela época, um dos diretores do SNI, joão Figueiredo, chegou a ocupar o cargo de presidente. Hoje, o objetivo da agência é coletar informação e rastrear ameaças ao Estado ou à sociedade, o que inclui desmatamento da amazonia, narcotráfico e exploração sexual de crianças. Mas a maioria dos agentes da Abin passa o dia no Google (AHAHAHA), analisando notícias (seríamos nós agentes da Abin também?). Investigações mais sérias ("mais sérias") acontecem em parceria com a Polícia Federal.
Como mudou o mundo
Não mudou. (xDDD)
Principal Operação
Fala sobre a operação satiagraha... Preguiça de escrever, vcs já sabem (deveriam saber)
Grandes trapalhadas
O site da agência diz que "seu alvo de interesse não sao as pessoas, mas os fatos". No entanto, os arapongas são famosos por bisbilhotar a vida de jornalistas, procuradores e políticos, entre eles o ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco, e até o sociólogo Pedro Henrique Cardoso, o filho do então presidente FHC.
Perdão pelos erros de ortografia, eu escrevi sem olhar para a tela direito.
Enfim, o que voces acham da Abin? Porque tão insignificante? O que falta para melhorar?