Introdução (uiiii)
Empresas brasileiras quebrando ou tendo lucros ínfimos por causa do baixo valor de mercado dos seus produtos. Se subirem os preços, não vendem e quebram do mesmo jeito.
As que não quebram, precisam manter baixos salários e acabam ficando sem funcionários na maioria das vezes.
Pelo menos a meu ver, é esta a situação de algumas empresas que facilmente poderiam ter seus problemas econômicos resolvidos com uma simples ação: Exportar!
Vejamos algum dos recursos em que nosso país é abundante (high) e boa parte do mundo, não o é.
Diamantes
Graças à conquista de Gauteng, região rica em diamantes, agora o Brasil é um dos poucos países do mundo onde a extração desta pedra preciosa utilizada na fabricação de presentes é abundante, ou seja, HIGH!
Ferro
Parece um material tão comum e barato, mas no eR é um material escasso, ou seja, são poucas as regiões onde a extração deste material é alta (high). O Brasil, por sorte, tem duas regiões de alta produção.
Petróleo
Pois é, o nordeste brasileiro é rico desde produto, e como os já citados acima, o Petróleo é um recurso natural também pouco encontrado no mundo. Se repararem, existem poucos países controlando grandes quantidades de petróleo.
Madeira
Apesar de não ser tão escassa quanto os demais que citei anteriormente, este recurso simplesmente não existe em muitos países.
Ok, já sei quais são os recursos mais raros (em High) no mundo, o que fazer? EXPORTAR!!!
Se um produto está barato demais no Brasil (como o Ferro), reparem que em outros países ele custa quase o dobro (ou mais), basta fazer uma breve consulta no mercado.
Comprando a licença para exportar para determinado país, onde este produto é escasso, você poderá lucrar e muito, além de ajudar o país com as exportações (trazendo dinheiro de fora, do exterior, para o nosso país). As exportações ajudam a fortalecer a economia nacional.
Impostos de Importação, barreira? Não!
Se repararem, algum países simplesmente não tem recursos como ferro ou diamantes (low). Sua produção interna seria um suicídio, muito mais cara do que em países com regiões de alta produção (high).
Devido à falta do produto produzido internamente, os governos são obrigados a baixar os impostos de importação de forma a tornar viável a aquisição dos produtos do exterior.
Enquanto no Brasil, por exemplo, por termos muito ferro, o imposto de importação é de 99% (ou seja, é praticamente imviável comprar ferro do exterior)... em países como a Argentina o imposto de importação é de ferro, madeira e petróleo é de 1% apenas!
População, um fator muito importante!
É meio óbvio, mas não custa nada ressaltar a importância da população de um país na hora de exportar.
Quanto mais gente, maior o mercado consumidor, ou seja, mais gente poderá adquirir seus produtos.
No entanto, não basta ter muita população, pois as vezes, esta pode ser formada em grande parte por usuário inativos, de baixa experiência ou ainda baixa renda. Neste caso, tente fazer uma pesquisa de mercado para saber sobre a população ativa, PIB, experiência média, salário médio (poder de compra), etc.
Manufatura e Construção
Até o momento só falei das empresas que trabalham com extração de recursos naturais, que são as principais beneficiadas com a falta de recursos em regiões estrangeiras (low).
Porém, você que produz comida, armas, etc... também pode se beneficiar com a exportação para países onde a matéria prima é escassa.
Por exemplo: Você produz armas. Armas requerem ferro... e sabemos que na Argentina ferro é um produto em falta e custa caro. Você pode produzir suas armas usando o ferro brasileiro, muito barato, e exportar suas armas para a Argentina (importo de importação de 10%, relativamente baixo).
Infelizmente, para o setor de manufatura e construção, é muito mais complexo, e por isso, recomendo que faça um estudo minucioso antes de comprar uma licença para venda lá fora.
Cuidado ao comprar uma licença - Embargos!
Como já deve saber, quando um país entra em guerra com outro, é criado um embargo comercial. Ou seja, ambos deixam de comercializar entre si.
Quando for comprar uma licença para vender seus produtos em outro país, verifique o histórico deste país com o nosso. Se for um aliado antigo, compre sem problemas. Se for um aliado recente, tome cuidado.
Jamais compre licença (não sei se é permitido isso) para vender seus produtos em países em guerra ou de outra aliança que não seja a que o Brasil faz parte, ou estará jogando seu dinheiro fora pelo tempo em que os embargos existirem.
Câmbio - Moeda local x Golds
Um fator muito importante a ser considerado é a taxa de Câmbio. Cada moeda do eRepublik tem uma taxa de câmbio diferente. O que isto significa? Veja como exemplo a moeda brasileira. Normalmente 1 Gold = 44,15 BRL ou seja, 1 BRL = 0,02265 ou simplesmente 1 BRL = 0,022.
Isto posto, você poderá utilizar algumas ferramentas para verificar a taxa de câmbio de diferentes países como esta. Na ferramenta que citei, você poderá saber a cotação da moeda local escolhendo o país e ver um gráfico de como a mesma tem se comportado no mercado.
Existem países onde a moeda local é muito mais valorizada do que no Brasil. Enquanto aqui 1 BRL = 0,022, na Rússia por exemplo a moeda local vale 0,035, cerca de 60% mais valorizada do que nossa moeda.
Concluindo
Se o mercado nacional está saturado de determinado produto, principalmente os naturais, você empresário, deve recorrer à exportação.
Com isso, aumentará seus lucros e ajudará a fortalecer a economia nacional trazendo "Dinheiro" de povos estrangeiros para o povo do nosso país.
Sintam-se à vontade para copiar este artigo, desde que citando o autor e fonte com link.
Obs: Assim que puder, incluo ilustrações de como começar a exportar... aguardem.