Gente eu acho que os esforços estão mal dirigidos.
Deveríamos estabelecer os modos de divulgação primeiro, depois contatar os meios de cada modo por fase e por último iniciar uma empreitada mais simultânea, aumentando bastante a chance de que anúncios sejam vistos.
Eu acho que deveríamos tentar:
1) Blogs
2) Jornais
3) Jornais Online/ Meios de comunicação informativa online
4) Redes Sociais
5) Fóruns
6) MSN, GMAIL etc.
Em cada catergoria teríamos uma grande quantidade de possibilidades.
1) Blogs: Existe uma infinidade de Blogs no Brasil que têm uma certa quantidade de acessos diários. Talvez se conseguíssemos fazer isto chegar à Blogosfera através das camadas menores e irmos contaminando blogs médios, algum blog grande fizesse menções ao jogo. Uma lista de Blogs Interessantes no Brasil.
- Jacaré Banguela: http://buzz.globo.com/jacarebanguela/
- Lista dos Parceiros do JB:
A
* Asttro
B
* Bichinhos de Jardim
* Blog do Nelito
* Blog do Tas
* Blog dos Piratas
* Bobagento
* Brainstorm9
* Brogui
* Buzz
C
* Caixa Preta
* Caixa Pretta
* Cardoso
* Chiqueiro Chique
* Chongas
* Chucrutiz
* Clic RBS
* Cocadaboa
* Com Limão
* Controle Remoto
* Copia Meu Filho
* Cris Dias
* Cyanide e Happiness Traduzidos
D
* D30
* Danilo Gentili
* Danosse
* Delicia Fogosa
* Diogo Portugal
* Dj Thiago Fernandes
* Dormiu
* DrPepper
E
* Eita Preula
* Enloucrescendo
* Esculhambação
* Eu Capricho
F
* Fabrica de Quadrinhos
* Fonte Rosa
* Frango Albino
G
* Gafanhoto
* Garoto Pânico
* Google Discovery
* Gordo Nerd
* Gulp
H
* Haznos
I
* InDrops
* Inovavox
* Interney
* Irmãos Brains
* IsFree Pop
J
* Jesus Me Chicoteia
* Jovem Nerd
* Judão
K
* Kamaleão
* Kibe Loco
L
* Lista 10
* Lost In Lost
M
* Manual do Cafajeste
* Malvados
* Mama Djo-Djo
* Mente Insana
* Mestre Dalma
* Midionauta
* Milhão de Blogs
* Milkie
* Morróida
* Mother Joana
N
* Nadaver
* Num Falei
O
* O Buteco da Net
* Óia Mãe
* Omedi
* On The TV Show
* Ora Pois
* Oscar Filho
* O Senhor dos Pastéis
* Os Melhores do Mundo
P
* Papel Pop
* Papo de Homem
* Pensar Enlouquece
* Pérolas Políticas
* Pilândia
* Pudim
Q
* Quer Café
* Querido Leitor
R
* Rafinha Bastos
S
* Sedentário e Hiperativo
* Sim Viral
* Siriloko
* Sites de Cuiabá
* Sleek
* Smelly Cat
* Substantivolátil
* Sweet Licious
T
* Tampa
* Tarja Preta
* Te Dou Um Dado
* Tio Punk
* Tolices do Orkut
* TVCA
U
* Ueba
* Uhull
V
* Véio Tarado
* Vinicius Paraiba
W
* Walter Carrilho
X
* Xpock
Tem ainda um monte de outros blogs legais que eu não falei e podem ser achados por procurar-se nos parceiros destes blogs. Se uns 30 Blogs fizerem um post sobre o jogo, outros 30 copiarão este post e pelo menos outros 40 fariam um link, o que aumentaria a chance de se chegar a algum blog grande, o que aumentaria ainda mais a chance de outros blogs postarem links e quem sabe chegar às listas de links, como a Vadiagem Malemolente. É um meio bem eficiente de divulgação, visto que eu mesmo cheguei por um Blog (failblog).
2) Jornais:
Poderíamos enviar diversos emails (teria de ser um evento de massa. Se todos enviarmos um email com o mesmo título de cada email que tivermos para um jornal provavelmente eles leriam algum e quem sabe até publicariam numa nota de rodapé sobre tal). Outra ideia é enviar cartas para a seção "Cartas dos leitores" fazendo um paralelo entre situação política do país e situação no eRepublik, apresentando este de forma interessate. Acredito ser capaz de tal.
Precisaremos de uma lista de Jornais que aceitam cartas dos leitores pela internet e/ou que tem uma seção de tecnologia. A estratégia aqui não é pedri anuncio, mas sim anunciar com pretextos outros.
3) Jornais Online/ Meios de comunicação informativa online:
Parecido com o Anterior, mas teria ênfase nos redatores online e nos Blogs dos milhões de jornalistas. Eles são mais propensos a testarem o jogo com uma boa mensagem e quem sabe não publicam uma nota de pé em suas colunas online ou não. O mesmo texto da 2 poderia ser usado. A ideia aqui é divulgar o jogo de maneira tão interessante que o faça sentir-se intrigado a testar ou divulgar. Necessita de menos emails.
4) Redes Sociais:
Orkut, MySpace, Facebook, Twitter etc. Necessita de mais tipos de post, tentando atrair pessoas de diferenciados grupos para o jogo.
5) Fóruns:
Talvez o mais difícil de começar, pois não me lembro de ter lido listas de bons fóruns em nenhum lugar. Teremos que pescar uma lista antes de começar. Precisa também de um post generalizado para que possamos atrair pessoas de diferentes grupos.
6) MSN, GMAIL etc.:
Convidar toda a sua lista de emails ingame pode trazer alguns resultados exparsos e mais golds para suas contas.
O que me dizem desta organização?