Objetivo
Formar, qualificar e aperfeiçoar cidadãos brasileiros para exercerem cargos de representação do país em nível internacional, seja em embaixadas, alianças, fóruns ou negociações internacionais.
Motivação
O diplomata é o reflexo do cidadão brasileiro. Assim, formar, qualificar e instruir o corpo diplomático brasileiro tem por fim fortalecer a visão do brasil como ator de peso tanto no campo político quanto militar, é prestigiar os países que recebam nossos representante, tendo um cidadão que seja referencia em conhecimento sobre o eRepublik.
Uma formação profissional para o corpo diplomático brasileiro é, em suma, construir e consolidar uma imagem forte do eBrasil no emundo.
"A primeira escola de governo do eMundo"
Muitos foram os projetos tentados para formar novos cidadãos qualificados para exercer as atividades de governo: programas de estágio, nomeação para cargos menores, exercício de um determinado cargo por um dia ou período. Infelizmente poucos lograram êxito e nenhum obteve continuidade.
A proposta do Instituto Rio Branco é qualificar da forma mais clássica existente: instruir e avaliar. Afinal, uma escola de governo é isso: ensino das rotinas e razões do porque servir ao bem publico, aliando teoria à prática, sem utilizar o esforço do cidadão para serviços menores mas preparando ele para o cargo de responsabilidade que assumirá.
O curso de formação
O curso de formação do Instituto Rio Branco será realizado em duas etapas, sendo uma etapa de formação geral e a outra de formação específica.
Na etapa de formação geral o ingressante será instruído sobre todos os aspectos históricos, político, militares e econômicos do eMundo. Um conjunto de itens será repassados para estudos individuais e posterior avaliação online nas disciplinas cursadas.
A formação específica será formulada de acordo com a função a ser exercida pelo membro do corpo diplomático e ocorrerá de acordo com as seguintes funções da ABAI: Embaixador, Representante em aliança, Negociador Internacional e Coordenador de projetos internos.
As disciplinas do curso de formação serão ministradas por turmas, podendo ser criadas novas turmas a cada 30 dias. O tempo mínimo para formação geral é de 15 dias e o tempo máximo de 60 dias. A formação específica não possui tempo determinado.
Em um primeiro momento, a nomeação de um novo embaixador não é vinculada à participação ou aprovação no curso de formação, apesar desta ser recomendada.
As turmas terão o mínimo de 3 o máximo de 10 pessoas, havendo exceção para as duas primeiras turmas, que objetivam qualificar o atual corpo diplomático brasileiro e aprendizes já selecionados.
Após o período inicial de estruturação e atualização do corpo diplomático ativo, os 10 maiores partidos do eBrasil poderão indicar 1 membro para participar do curso de formação geral, havendo a liberação de vagas sempre que o total de inscritos seja inferior a 10 aprendizes.
Os aprovados na formação geral do curso estão dispensados de efetuarem novo curso caso venham a ser realocados para outra função, havendo apenas a necessidade de efetuarem a formação específica para o novo cargo.
O Instituto Rio Branco é coordenado por sua diretoria, composta por 3 membros do corpo diplomático brasileiro, eleitos entre seus iguais para o cargo de Diretor Geral, Diretor Pedagógico e Diretor Administrativo.
A comunicação entre o Diretor da ABAI, MoFA e demais ministérios será realizada pelo Diretor Geral.
O conteúdo programático das disciplinas, alterações e avaliação do ensino efetuado pelos docentes será efetuado pelo Diretor Pedagógico.
O controle das inscrições, das disciplinas cursadas, das avaliações e dos formados será efetuado pelo Diretor Administrativo.
Em caso de discordância entre os diretores, a questão deve ser levada ao diretor da ABAI que, em não identificando solução para a questão, levará a todo o corpo diplomático brasileiro formado, que poderá estipular ou alterar a regra para a questão específica ou alterar/estipular uma regra geral.
As áreas de formações serão: Militar, Econômica, Política e Específica. Não é necessário cursar todas as áreas para o exercício da função, mas o embaixador já formado é estimulado a cursar as demais áreas, podendo ser promovido à postos de maior destaque após concluir a formação plena.
De acordo com o nível o formado será qualificado como: Instruído, Conhecedor ou Especializado.
Formação militar
Nível I
a) Conceitos, Patentes, Luta nos moldes atuais, Muro.
b) Alianças militares: membros atuais e alianças antigas.
Nível II
a) Modelo de luta Player vs Player do eRep beta.
b) Fórmulas do modelo de batalha atual: Cálculo do Muro, Custo de RW, Custo de Declaração de Guerra, Cálculo de Dano.
Nível III
a) História Militar: Grandes batalhas do emundo.
b) Guerras mundiais: origens, Países que se destacaram e Resultados do Pós-Guerra.
c) Modelos de organização militar e táticas básicas de Guerra.
Formação econômica
Nível I:
a) Mercado de trabalho: skills, qualidades das empresas, upgrades.
b) Impostos: Income tax e VAT: cálculo e aplicação.
c) Mercado monetário: operações de câmbio simples.
Nível II
a) Impostos: Export License, import tax e suas aplicações.
b) Mercado Monetário: Triangulação, análise de variação histórica do câmbio.
c) Mercado paralelo (black market): usos e possibilidades.
Nível III
a) Análise do potencial econômico de um país
b) Análise de complementação econômica.
c) Identificação de especulação cambial.
d) Casos de dominação/dependência econômica.
e) Especulação cambial: ações e contra-medidas.
Formação política
Núcleo Interno
I - História do eBrasil: Presidentes, escândalos, fatos históricos relevantes para as relações exteriores.
II - Formação econômica do eBrasil: Regiões, recursos, uso do potencial econômico ao longo do tempo.
III - Realidade ebrasileira: principais recursos econômicos, regiões estratégicas e potenciais a serem explorados em negociação internacional.
Núcleo Internacional
I - Historia da Política Exterior Brasileira: Presidentes e suas medidas no Cenário Internacional, alianças militares que o eBrasil fez ou faz parte.
II - FIST, PEACE, ALA, PHOENIX: Membros, composição, principais feitos, derrotas e batalhas.
III - ATLANTIS, EDEN, FORTIS, Brolliance, SOL: Membros, composição, feitos, derrotas, batalhas e riscos para o eBrasil.
IV - Contratos: Formação, validação, quebra de contrato e casos históricos envolvendo contratos.
Formação Especial
*Em estruturação
- História da Relação bilateral entre o eBrasil e o país desejado.
- Detecção de movimentos de Take Over político.
- Relatórios de atividades em um país: Relatório Econômico, relatório Político, relatório Militar.
- Política regional e impacto em alianças militares.
- Diplomacia Econômica
- Diplomacia Militar
- Diplomacia Cultural
Peço que os membros mais experientes façam sugestão de mudança curricular e, principalmente, auxiliem na formação dos diplomatas brasileiros.