Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: DESATUALIZADO - Economia: Sistema Cooperativo

Ex-Presidente do Brasil Avatar de Jazar
    Data de Ingresso
    May 2009

DESATUALIZADO - Economia: Sistema Cooperativo

Tá meio desatualizado, vou dar uma melhorada quando puder....

http://www.erepublik.com/en/article/cooper...-pa-s--719079/1

Estou aqui escrevendo esse artigo, pois recebi PMs, não só aqui no país, de novatos me pedindo conselhos sobre administração e criação de empresas.

O sistema cooperativo é aquele sistema aonde todos empregados são os sócios. existem cooperativas com 5 funcionários e com 10, vamos discutir aqui como conseguir bom lucro com ambas.

Para o sistema de cooperativas eu recomendo que seja criada uma empresa de raw material, é um setor aonde não se depende de nada para produzir e a produção é alta.

Vamos começar,

cooperativa de 5

5 amigos começam o jogo juntos( ou não precisa ser amigo), chegam ao level 6 e ganham 5 gold cada um, após chegar ao level 9 podem criar sua empresa. 5 amigos com 5 gold cada, isso significa 25 gold, 5 para criar a organization( conta que irá gerenciar as empresas) e 20 para criar a empresa, após feito isso os jogadores também deverão depositar alguns brls na conta da empresa para que possam oferecer emprego. Colocam-se 5 vagas pagando 1brl e os jogadores entram então. Está criada a cooperativa, cada um fica com o lucro do que produz( explicação mais abaixo). Os jogadores também logo logo receberão mais gold que poderá ajudar a dar um UPgrade na cooperativa, além de haver a possibilidade de recrutar mais 5 sócios para aumentar produção e level da cooperativa.

cooperativa de 10

10 pessoas resolvem se juntar, todas tem 5 gold dando exatos 50 gold, dinheiro para criar uma organization + criar uma empresa Q2 + sobrar 5 gold para futuros upgrades. No mesmo esquema da cooperativa de 5, a vantagem é que há a possibilidade de se criar já uma empresa Q2 e com produção máximizada( 10 funcionários).

================================================== ======================

A questão é, quais as vantagens da cooperativa?

Me usemos como exemplo, tenho 2.5 de skill em land e wellness 57.63 em uma região de recursos naturais HIGH( acertando todas perguntas) eu produziria 10 unidades Q1 ou 9 Q2 por dia( se meu wellness estivesse maior seria mais). Na cooperativa o seu pagamento vai aumentando de acordo com a sua evolução. Os sócios devem fazer um calculo dos gastos com a produção:

se eu mais 4 amigos abrimos uma cooperativa Q1 de 5 e todos meus amigos são que nem eu( wellness + skill) produziremos 40 unidades de raw material a 5 brl dia. Digamos que esse produto é o ferro o Q1 no mercado está a 0.67( o mais barato) se eu e meus amigos resolvemos vender as 40 unidades a 0.6 a unidade irmos ganhar 24 brls - 5 brls = 19 brl dia( lembrando que isso irá aumentando junto do wellness e skill). eu que produzi 8 unidades terei direito a 3.8 brls( minha produção - meu custo de trabalho)

No começo os lucros são poucos, mas o sistema cooperativo tem um "aumento salarial" exponencial e ainda ajuda a manter preços baixos no mercado. Eu recomendo o uso desse sistema.

Há também o sistema cooperativo por divisão de quotas, aonde cada empresário recebe um percentual dos lucros ao invés de ser o que produziu, esse sistema é melhor de se aplicar em cooperativas com sistema de "retroalimentação" empresarial, esse sistema será explicado em um futuro artigo.

E sim, há casos de cooperativas, como a minha Theta Holding aonde todos são amigos e trabalhamos por 1 brl e todos podem acessar a conta caso necessitem de dinheiro ou algum produto das empresas, devendo apenas informar o que retirou e quanto.

Espero ter sido de ajuda.

__________________________________________________ __________________

http://www.erepublik.com/en/article/cooper...-pa-s--719553/1

Ontem tratamos sobre as cooperativas de 5 e 10, no sistema de divisão dos lucros por produção.

Muitos consideram o sistema justo, pois cada um recebe o que produz, não estou aqui para julgar qual é o melhor, apenas para apresentar opções. Algumas pessoas reclamam que os lucros devem ser divididos de formas iguais, pois a contribuição foi igual.

Essa seria a cooperativa por sistema de quotas, quando usado, esse sistema, em raw materials é melhor aproveitado de tal forma:

calcula-se o gasto com os salários( 5 ou 10) e separa-se isso, no final do dia a divisão pode ser feita das seguintes formas( depende do acordado):

-Ve quem trabalhou, divide o lucro em partes iguais entre todos que trabalharam.
    -Independente de quem trabalhou no dia ou não se divide o lucro

Quando a cooperativa trabalha no setor manufaturado a divisão ocorre da seguinte forma:

separam-se 10% do lucro para compra de raw material( ou se tiverem "saco" calculem o gasto diário de raw material, mas o aumento é exponencial e variável)+ o valor do salário e divide o resto de acordo com os RAW material.
    RETROALIMENTA��O EMRPESARIAL: "A economia dentro da economia".

Como maximizar os lucros no setor manufaturado( ou até de construction) usando o esquema cooperativo e/ou o sistema de quotas.

Bem, apesar de esse artigo ser usado em cooperativas, pode ser usado entre empresas que não tem ligação também.

As possibilidades são:

-Criar duas cooperativas de 5( uma no setor raw e outra no desejado)
    -Criar uma cooperativa de 15 pessoas com duas empresas( como será a distribuição depende de vocês)
    -Criar duas cooperativas de 10
    -Assinar um contrato de retroalimentação com alguma outra empresa ou cooperativa.

Agora, como funcionaria?

eu e meus 9 amigos temos uma cooperativa de 10 no setor raw material, já upamos ela para Q2, mas não temos interesse em upá-la para Q3, apesar de termos 50 gold, o que fazer então para aumentar os lucros sem subir a qualidade?

Criamos uma empresa manufaturada Q2!

Digamos que nossa empresa de RAW é iron, então criamos uma de weapons, mas ai há 1 problema, se todos formos novatos é lógico que nenhum de nós terá skill em manufatura, então talvez seja melhor começar com Q1.

Após criada a empresa nós mandamos os 5 com maior skill de manufatura( usando wellness como critério de desempate), e então terá começo a "retroalimentação", a empresa de RAW material vende toda sua produção de recurso natural de forma só a se sustentar( lucrar apenas 5 brl com tudo) e a empresa de Armas produz( no sistema cooperativo também) e no final o lucro será dividido pelo sistema de cooperativas em quotas, ou seja cada um recebe sua parte dos lucros da venda de armas( novamente como serão divididas essas quotas deve ser resolvido entre os sócios).

Esse sistema pode ocorrer também:

-10 amigos se juntam para criar uma cooperativa e resolvem se "juntar" a uma cooperativa de RAW já existente.
    -2 empresas( empresas, com apenas um dono, ou não) se juntam e assinam um contrato aonde o dono da RAW venderá o material em valor que mantenha a empresa apenas, mas receberá um percentual do lucro da outra empresa.

Não é mágica, apenas adaptação, me desculpo se o artigo está confuso, mas estou meio distraido hoje :P

qualquer dúvida perguntem aqui, e recomendo que quem for fazer cooperativa tente fazer com amigos ou com um contrato assinado no forum de contratos do jogo prevendo possíveis punições e divisão de lucros( direitos e deveres).
    “Maybe, just maybe, there is no purpose in life… but if you linger a while longer in this world, you might discover something of value in it.”

luiza machado
    Guest

Re: Sistema Cooperativo

Muito bom topico.Bem masticado de facil compreensao.Realmente uma saida boa pra quem deseja abrir seu negocio com medo do mau resultado.

Senior Member Avatar de Magabo
    Data de Ingresso
    May 2009

Só umas coisinhas para adaptar a realidade de hoje...
    Mas muito bom mesmo.
    [Suriat]

Membro Exército Brasileiro Avatar de jo_cidadao
    Data de Ingresso
    May 2009

muito bom. basta só tirar a parte do trivia ("acertando todas perguntas")

Senior Member Avatar de Wakko
    Data de Ingresso
    May 2009

Muito bom man.

Muito bom mesmo.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2009

se todos forem amigos dá pra conseguir mais gold...
    Basta o primeiro que se cadastrar convidas os outros 4(9), assim o ouro recebido ao alcançar o nível 6 será 45 (95)

sou noob, mas até que não sou tão burro
    :P

pessatto
    Guest

Muito bom o artigo

Vespasiano1981
    Guest

Lido novamente!

Permissões de Postagem