Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Economia: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

  1. #1
    Senior Member Avatar de Olorum
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    6.197

    Economia: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    4. Exchange Money - Talvez seja a forma mais complexa de se conseguir dinheiro no eRepublik, mas uma das mais lucrativas.

    O Exchange Money (que na V1 chama-se Monetary Market) lembra as Bolsas de Valores da vida real, mas ao invés de Ações ele mexe com compra e venda de Ouro e Moedas. Assim como as Ações, as Moedas podem valorizar, perder o seu valor ou permanecer estável.



    Antes de continuar, gostaria de fazer um pedido: não façam especulação no Brasil, porque isso pode prejudicar o País.

    É sempre importante ter muitas Ofertas no Mercado, tanto de BRL quanto de Ouro, mas é necessário que as Ofertas estejam em um valor justo, caso contrário isso poderia bagunçar a nossa Economia.

    Portanto se desejam especular, façam isso em outros Países, nunca no Brasil.



    Criação de SO:

    Antes do V1, para especular em outros Países era necessário viajar para eles. Ao viajar para um País era como se você abrisse uma Conta Bancária nele. Viajando para a Argentina, por exemplo, fazia com que você pudesse trocar Ouro por ARS (Moeda Argentina no eR), ARS por Ouro e também doar ARS para pessoas que alguma vez tivessem viajado para a Argentina.

    Por isso era útil criar uma SO que tivesse como finalidade apenas o uso do Exchange Money, visto que a SO teria toda a liberdade de viajar para outros Países. Mas com a chegada da V1 essa SO deixa de ser essencial. Veja abaixo o porquê:



    Antes da V1:

    - Você podia apenas negociar Moedas de Países que já tivesse visitado (se nunca tivesse saído do Brasil, poderia apenas trocar Ouro por BRL e BRL por Ouro; se tivesse viajado do Brasil para a Argentina, poderia também trocar Ouro por ARS e ARS por Ouro).

    - Podia fazer Doações em Ouro apenas para pessoas que estivessem no mesmo País que você, e Doações em Moeda para pessoas que estivessem em qualquer País, mas havia uma Regra: você podia doar apenas Moeda de Países que ambos já haviam visitado.



    Depois da V1:

    - Não importa o País onde esteja, você é capaz de comprar e vender Moeda de qualquer País.

    - Você pode fazer Doações para qualquer pessoa do eMundo, tanto em Ouro quanto em qualquer Moeda que você tenha.



    Por esses motivos uma SO para uso do Exchange Money deixou de ser essencial, a não ser que você queira ter uma Organização melhor, separando o dinheiro da sua Conta Original do dinheiro que usaria apenas para o Exchange Money, mantendo um maior Controle das suas Ofertas e também do Balanço Financeiro, caso queira saber o quanto conseguiu lucrar no Exchange.



    O Especulador:

    A pessoa que investe no Exchange Money é comumente conhecida como Especulador e um bom Especulador deve possuir algumas características:

    - Paciência
    - Visão de Mercado
    - Bom conhecimento sobre o Exchange Money



    Explicando cada Característica:

    . Paciência - Regra Básica do Especulador: nunca se desespere.

    O desespero pode fazer com que você tenha menos lucro ou até mesmo prejuízo, portanto mantenha sempre a calma.

    Caso você tenha uma Moeda que comece a desvalorizar demais, tentar vendê-la por um valor baixo para livrar-se dela nem sempre é a melhor solução. Em muitos casos vale à pena continuar com a Moeda e vendê-la no futuro, quando voltar a valorizar.



    . Visão de Mercado - É a característica principal para aqueles que querem ter grande lucro. Saber analisar bem o Mercado é muito importante. Se você conseguir prever se uma Moeda vai valorizar ou desvalorizar pode aproveitar-se disso. Uma forma de se fazer isso é verificar o Mercado todos os dias, observando as Cotações. No futuro você vai saber a Cotação mínima que uma determinada Moeda teve e também a sua Cotação máxima. Com essas informações fica mais fácil prever se a Moeda vai valorizar ou desvalorizar.

    Aqui usamos a mesma Regra das Bolsas de Valores, compre em baixa e venda em alta, ou seja, quando a Moeda estiver o mais desvalorizada possível, é a hora de comprá-la, para poder vendê-la quando ela estiver o mais valorizada possível.

    Outra forma de prever a alteração nas Moedas é procurar Informações nos Jornais ou nos Fóruns dos Países e também conversar com pessoas influentes, que costumam estar sempre bem informadas.

    Jornais e Fóruns costumam dar "dicas" sobre o futuro dos Países. Costumam ter informações sobre os Presidentes, Ministros da Fazenda e seus planos para a Economia do País, com isso é possível prever o que vai acontecer com uma Moeda.

    Pessoas influentes conhecem outras pessoas influentes e podem conseguir informações privilegiadas. Conhecimento é Poder, e Poder quase sempre tem ligação com Dinheiro, no eRepublik isso não seria diferente.



    . Conhecimento sobre o Exchange Money - É importante conhecer bem o Exchange Money. Saber como postar suas Ofertas, tanto em Ouro quanto em Moeda Local, como ver as Ofertas das outras pessoas (principalmente em outros Países), como funciona o Câmbio/Cotação das Moedas, como comprar ou vender (tanto Ouro quanto as Moedas) e saber quando é mais vantajoso comprar Ouro ao invés de vender a Moeda, ou comprar a Moeda ao invés de vender o Ouro. Quanto maior o seu conhecimento sobre o Exchange Money, maiores serão as chances de aproveitar boas oportunidades, visto que precisará de menos tempo para decidir se vale à pena comprar alguma Moeda, ou Ouro, por um determinado valor.



    Existem Tipos diferentes de Especuladores. Falarei um pouco sobre os 2 Tipos que eu considero os mais comuns:

    . Especulador Constante - É o Especulador que sempre tem Ofertas no Mercado. A Estratégia dele é simples e a mais comum entre os Especuladores: manter Oferta de Venda de Ouro pela Moeda Local e ao mesmo tempo Oferta de Venda da Moeda por Ouro. É importante possuir sempre as menores Ofertas no Mercado, para manter o Fluxo de Venda de Ouro e de Venda da Moeda.

    A maioria dos Especuladores possui esse Perfil, por ser o mais simples, visto que você não precisa modificar muito suas Ofertas, portanto não precisa dispor de tanto tempo.

    Esse Tipo de Especulador costuma ter lucro pequeno em cada Transação efetuada, mas pode ter bons lucros ao final do dia caso consiga uma boa quantidade de Negociações, o que é possível, visto que suas Ofertas são constantes no Exchange.



    . Especulador de Rapina da Crista Vermelha do Papo Amarelo - É um Tipo Raro de Especulador. Muitos acreditam que ele não passa de uma Lenda. É o Especulador que fica sobrevoando o Exchange, sempre em busca de boas Ofertas. Tem o hábito de analisar sempre o Mercado Financeiro, e procurar Informações que possam ser úteis para prever as variações do Mercado.

    Acessa o Exchange muitas vezes durante o dia, em diferentes horários, à procura de boas Oportunidades e para manter suas Ofertas sempre no Topo. Não tem o costume de manter Ofertas Constantes, prefere as Ofertas rápidas e oportunistas. Compra Moedas desvalorizadas para revendê-las no futuro, quando voltarem a valorizar. Sempre que percebe que determinada Moeda vai valorizar ou que acabou de se valorizar, ele entra em ação, vende seu Ouro pela Moeda do País e vende a Moeda por um valor alto, aproveitando a escassez da Moeda no Mercado. Muitas vezes prefere colocar Ofertas por um valor bem menor do que seus concorrentes, para poder vender rápido e impedir que seus concorrentes tenham lucro. Esse Especulador realiza poucas Negociações por dia e muitas vezes passa dias sem conseguir encontrar boas Ofertas, mas tem grandes lucros em cada Transação efetuada. É o Sniper (Atirador de Elite) do Exchange Money: paciente, rápido e mortal.



    Câmbio:

    A parte mais importante para mexer no Exchange Money é saber como funciona a Cotação das Moedas e do Ouro.

    Pode parecer algo complicado à primeira vista, mas é simples.

    Antes de continuar, um Aviso: não levem em consideração o Câmbio Recomendado pelo eR (Recommended Exchange Rate), porque ele está quase sempre errado.



    Continuando então, tomemos como exemplo o Brasil. Se você quiser vender BRL, ou então comprá-lo, precisa entender como funciona o Câmbio, para saber exatamente quanto de Ouro vai receber por cada BRL vendido, ou quanto BRL vai receber por cada Ouro.

    Para saber esse valor basta dividir 1(um) pela Cotação da Moeda.

    No caso do Brasil, a Moeda estava cotada a 0.025, vejamos então como funciona:

    1 BRL = 0.025 Gold (Ouro)

    1/0.025 = 40

    Ou seja, 1 Gold (Ouro) = 40 BRL

    Se você estiver comprando BRL, e usar 2 Ouros, vai conseguir 80 BRL por eles.

    Se você estiver vendendo 100 BRL, vai conseguir 2.5 Ouros por eles.



    No caso do México, cuja Moeda estava cotada a 0.016:

    1 MXN = 0.016 Gold

    1/0.016 = 62.5

    Ou seja, 1 Gold = 62.5 MXN



    É importante saber essa Cotação, para não se perder dinheiro.

    No Exchange Money existem 2 Páginas. No caso do Brasil, vai haver uma Página com as Ofertas de BRL por Ouro e outra com as Ofertas de Ouro por BRL.

    A forma de se ganhar dinheiro com o Exchange Money é comprar Ouro por um Preço menor do que o que você vendeu.



    Se você vender 2 Ouros por 50 BRL cada, vai receber 100 BRL.

    Se colocar esses 100 BRL a 0.025, você vai conseguir 2.5 Ouros por eles (como visto mais acima).

    Ou seja, vai ter ganho 0.5 Ouro nesta Transação, o que daria 20 BRL.

    É claro que os Valores acima são apenas um exemplo, visto que é pouco provável que consiga vender 1 Ouro por 50 BRL.


    Imagine agora que você venda 4 Ouros por 30 BRL cada, vai receber 120 BRL.

    Se colocar os 120 BRL a 0.025, vai conseguir 3 Ouros por eles.

    Ou seja, vai ter perdido 1 Ouro nesta Transação.

    Este exemplo foi apenas para mostrar que para ter lucro você precisaria vender o Ouro por mais que 40 BRL, que é o Valor que você vai pagar para comprá-lo novamente.


    Portanto antes de colocar alguma Oferta, seja em Moeda, seja em Ouro, sempre veja as 2 Páginas de Ofertas, para evitar perder dinheiro.

    Imagine por exemplo que tenha uma Oferta de Ouro a 41 BRL e tenha Ofertas de BRL a 0.025 (40 BRL), você está com pressa para vender BRL, então coloca uma Oferta a 0.024 para vender rápido. Só que ao fazer isso você estaria comprando Ouro por 41.66 BRL (1/0.024 = 41.66). Seria mais simples você comprar direto o Ouro, na Oferta de 41 BRL. Gastaria menos e pouparia tempo.

    O mesmo vale para o caso de ter Ouro sendo vendido a 41 BRL e para vender rápido você resolve colocar por 39 BRL. Mas existe Oferta de BRL por 0.025 (40 BRL). Seria melhor trocar o seu Ouro por 40 BRL cada, do que vendê-lo por 39. Ganharia mais e economizaria tempo.



    Monetary Market:

    Para postar suas Ofertas, ou ver as Ofertas existentes, basta clicar no Menu Market e depois clicar em Monetary Market.


    Na Tela do Monetary Market, à direita, vai aparecer uma Barra com a Quantidade de Ouro que você possui, a Quantidade de Moeda do País onde você está e o Avatar da Conta que você está usando.

    Se clicar na Seta abaixo do Avatar, vai abrir uma Barra onde será possível selecionar a sua Companhia, para poder usá-la no Monetary Market.


    No lado esquerdo da Tela, aparecem as Opções de Compra (Buy) e Venda (Sell).

    Para comprar Ouro ou alguma Moeda, basta clicar na Seta abaixo de Buy, e uma nova Barra vai aparecer.

    Para escolher comprar Ouro, basta selecionar o Ícone das Moedas de Ouro. Caso queira comprar alguma Moeda, basta selecionar a Bandeira que representa o País.

    Por exemplo, caso você queira comprar Ouro usando BRL, basta clicar na Seta abaixo de Buy e selecionar as Moedas de Ouro, que é o que você deseja comprar. Depois clique na Seta abaixo de Sell e selecione a Bandeira do Brasil. Isso vai fazer com que apareçam as Ofertas de venda de Ouro por BRL, existentes no Mercado (as Ofertas com o Preço mais baixo irão aparecer sempre no Topo).

    Se você quiser comprar BRL, basta clicar na Seta abaixo de Buy e selecionar a Bandeira do Brasil. Depois clique na Seta abaixo de Sell e selecione as Moedas de Ouro, isso vai fazer com que apareçam as Ofertas de venda de BRL por Ouro, existentes no Mercado (as Ofertas com a menor Cotação sempre irão aparecer no Topo).

    Para comprar as Ofertas, tanto de Moeda, quanto de Ouro, basta digitar o valor que você deseja comprar e depois clicar em Buy. Vai aparecer uma Janela de Alerta, perguntando se deseja mesmo efetuar a Compra. Basta clicar em OK se desejar comprar, e clicar em Cancelar se tiver desistido da compra.



    Para Postar uma Oferta, basta clicar em Post new Offer.

    Caso queira vender Ouro, basta selecionar o Ícone dele em Sell, e em Buy você seleciona a Moeda pela qual o Ouro será vendido.

    Por exemplo, se você selecionar a Bandeira do Brasil em Buy, e o Ouro em Sell, poderá postar uma Oferta de Ouro por BRL. Caso selecione a Bandeira da Espanha, poderá postar uma Oferta de Ouro por ESP (Moeda da Espanha no eR).

    Basta digitar a Quantidade de Ouro que você deseja vender, ao lado direito você vai digitar o valor pela qual o Ouro será vendido e depois clicar em Post.

    Por exemplo, se você digitar 10 (no primeiro espaço) e 50 (no segundo espaço). Na Tela vai aparecer:

    10 Gold (Ouro), 1 Gold = 50 BRL

    Ou seja, você acabou de postar uma Oferta de 10 Ouros e cada Ouro sendo vendido por 50 BRL.



    Caso queira vender alguma Moeda, basta selecionar a Bandeira dela em Sell, e em Buy você seleciona o Ícone do Ouro.

    Por exemplo, se você selecionar a Bandeira do Brasil em Sell, e o Ouro em Buy, poderá postar uma Oferta de BRL por Ouro.

    Agora basta digitar a Quantidade de Moeda que você deseja vender, ao lado direito você vai digitar a Cotação pela qual deseja vendê-la e depois clicar em Post.

    Por exemplo, se você digitar 100 ( no primeiro espaço) e 0.025 (no segundo espaço). Na Tela vai aparecer:

    100 BRL, 1 BRL = 0.025 Gold (Ouro)

    Ou seja, você acabou de postar uma Oferta de 100 BRL e cada BRL sendo vendido por 0.025 Ouro (1 Ouro = 40 BRL).



    Antes da V1 você podia escolher quantos dias sua Oferta ficaria postada, mas agora não existe mais essa opção. Todas as Ofertas duram 7 dias, a menos que você as cancele.

    Para cancelar uma Oferta, basta clicar em Remove.

    Caso queira que a Oferta seja mantida por mais tempo, basta clicar em Update, isso fará com que a Oferta dure mais 7 dias. O Update também serve para você alterar a sua Oferta sem precisar cancelá-la. Basta digitar a Nova Oferta e clicar em Update. Mas existe uma Restrição. Se você tiver uma Oferta de 100 BRL no Exchange, e tiver 50 BRL na sua Conta, ao tentar dar Update na Oferta de 100 BRL, vai aparecer uma Mensagem dizendo que você não tem tanto dinheiro para postar a Nova Oferta, porque o eR considera que você tem apenas 50 BRL na Conta (mesmo que você tenha mais 100 BRL no Exchange) e a Oferta é de 100 BRL, então o eR não aceita. Ou seja, sempre que a sua Oferta for maior do que a Quantia que você tem na sua Conta, o eR não vai deixar atualizar, então você terá que cancelar a Oferta e postar uma Nova, com o Valor desejado.



    Caso queira ver suas Ofertas, basta clicar em Show my Offers e caso queira ver todas as Ofertas, basta clicar em Show all Offers.

    No Beta essa Opção de mostrar todas as suas Ofertas (Show my Offers) era útil para quando você esquecia de todas as Ofertas postadas, principalmente quando postava em vários Países diferentes, mas na V1 essa Opção mudou, ela mostra apenas a Oferta do que estiver selecionado em Sell. Se em Sell estiver selecionado a Bandeira do Brasil e em Buy o Ícone das Moedas, você verá as suas Ofertas de Venda de BRL por Ouro. Se em Sell estiver selecionado o Ícone das Moedas e em Buy a Bandeira do Brasil, então você verá as suas Ofertas de Venda de Ouro por BRL.

    No Beta você conseguia ver todas as Ofertas postadas no Exchange (Show all Offers), inclusive as suas, o que facilitava bastante o trabalho do Especulador. Infelizmente isso mudou na V1, agora você consegue ver apenas as Ofertas postadas pelos outros Cidadãos, então para aqueles que não têm boa memória, ou não querem ficar clicando toda hora em Show my Offers e Show all Offers, para comparar as Ofertas e ver se a sua ainda é a mais barata, o ideal é que anotem as Ofertas postadas, assim basta clicar em Show all Offers e comparar com as suas, anotadas.



    Dica: Na hora de postar uma Oferta, caso apareça a Mensagem:

    "You do not have that much currency in this sell account. Please choose a different sell account."

    Diminua o valor da Oferta em 0.01 e tente postar novamente.

    Por exemplo, digamos que você tenha exatamente 100 BRL na sua Conta. Se tentar postar uma Oferta de 100 BRL e aparecer a mensagem acima, tente postar uma Oferta de 99.99 BRL, vai funcionar.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

  2. #2
    Vespasiano1981
    Guest

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Vale a pena ler de novo.

  3. #3
    Senior Member Avatar de BrunoCostel
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Suwon, Coréia do Sul
    Posts
    2.472

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Olorum,

    Tá de parabéns. Muito explicativo e objetivo o seu artigo.

    Ajudará os novos que possuem interesse na área de economia do eR.

  4. #4
    Carl Gustaf
    Guest

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    otimo!!
    descobri as duvidas q tinha sobre mercado financeiro
    vo da especulada agora ;D

  5. #5
    Member
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Taubaté - SP
    Posts
    279

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    PRÓXIMA PALESTRA NO CHAT DO PIL :

    "COMO GANHAR DINHEIRO - COM SÉRGIO ITAGIBA"

    Compareçam!

    =]






    Give a shot.

  6. #6
    Senior Member Avatar de NinjaVelho
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    978

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Citação Postado originalmente por Flausino Ver Post
    PRÓXIMA PALESTRA NO CHAT DO PIL :

    "COMO [color=red]não tentar[/color] GANHAR DINHEIRO - COM SÉRGIO ITAGIBA"

    Compareçam!

    =]

    "The world is the war not have a victory and a lose" - Parmalat, Jan/09

  7. #7
    Congressista Avatar de Dennys Asimov
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Paulistano hardcore
    Posts
    987

    Re: Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Excelente post!

    Deveria ir para a página do babyboom tb..


  8. #8
    Senior Member Avatar de ldguedes
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Salvador
    Posts
    439

    Re:Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Atualmente posso me considerar um Especulador de Rapina da Crista Vermelha do Papo Amarelo


    Ninguem nos vence em vibração

  9. #9
    Brenin
    Guest

    Re:Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    E o tópico ressurge das cinzas como uma Phoenix! :O

  10. #10
    Douglas Ari
    Guest

    Re:Como conseguir dinheiro no eRepublik - Mercado Monetário.

    Muito bom!!
    Obrigado pela ajuda!!

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •