Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 29

Tópico: Sobre a constituição

Vargas Vagao
    Guest

Sobre a constituição

Como eu nosso postar lá, vou postar aqui a minha resposta pelo tópico do Manurc:

http://erepublikbrasil.saria.uni5.ne...;boardseen#new

Manurc, eu jurava que nosso país já tinha uma constituição. Mas constituição é coisa séria, e não pode ser mudada de jeito nenhum, como você me coloca na constituição isso?

Sobre bens federais:

Sobre bens federais se definem produtos, empresas e fundos em qualquer moeda pertencente ao Tesouro Nacional, Controle Nacional ou qualquer empresa ou Org do governo federal.

São Orgs do governo federal:

Controle Nacional (ID = 1208385)

Empresas Nacionais I (ID = 1209944)

Empresas Nacionais II (ID = 1209945)

Empresas Nacionais III (ID = 1211496)

Empresas Nacionais IV (ID = 1211497)

SISPRO (ID = 1262629)

Empresas SIS (ID = 1271957)

Ministerio da Defesa (ID = 1244257)

Ministerio das Comunicacoes (ID = 1464032)

Arquivo Social (ID = 1301362)
    Isso não tem nada haver com constituição e sim com LEIS. Se transformamos leis em constituição, acabaremos mudando a constituição, que deixará de ser uma constituição.

Essa é a minha opinião.
    Precisa de algumas modificações.

Mas eu jurava q já tinhamos uma constutuição.

Abraços

manurc
    Guest

Re: Sobre a constituição

Vargas, primeiro, o termos constituição pode aplicar-se a qualquer lei que defina o funcionamento governamental.

Não entendi o que você quis dizer com:
    "Isso não tem nada haver com constituição e sim com LEIS."

E sobre a já existência de uma constituição, temos um texto que se diz constituição mas que nunca foi aprovada pelo Congresso. Portando não é legítimo.

Qualquer democracia precisa ter legitimidade e eficácia. Ainda mais legitimidade do que eficácia. Um texto escrito e divulgado na midia dizendo ser a constituição sem ser votada não tem legimitade nenhuma. Além do fato daquele texto não ser nada eficaz, é totalmente abstrato e impraticável.

A idéia é fazer um texto, aprova-lo no Congresso e também pela população, fazendo consultas populares, vendo a opnião dos partidos, do presidente, dos ex-presidentes, etc.

manurc
    Guest

Além do que, é só um exemplo (como eu disse milhares de vezes lá), sugestões são aceita, e muito bem aceitas.

Se você voltar lá vai ver que eu deixei bem claro:
    "Mas vejam bem, é apenas um modelo, não criem caos ou pânico atacando qualquer medida que possa parecer polêmica, sem fundamente ou absurda."

PedroV
    Guest

Uns comentários rápidos, se me permitem fazer tais.

Acredito que está havendo uma centralização muito grande de poder nas mãos do Presidente do Congresso.

Alguns artigos das leis deferais estão me soando bastante autoritários e penais - podiam ser moderados.

Fora que a idéia da utilização do Plenário como fórum oficial para o Congresso iria requerir uma comunicação e uma organização muito eficiente para que todos os congressistas viessem a participar do fórum de fato. Muitos já não vão muito com a cara do fórum e podem não concordar.

Vargas Vagao
    Guest

Citação Postado originalmente por PedroV Ver Post
    Uns comentários rápidos, se me permitem fazer tais.

Acredito que está havendo uma centralização muito grande de poder nas mãos do Presidente do Congresso.

Alguns artigos das leis deferais estão me soando bastante autoritários e penais - podiam ser moderados.

Fora que a idéia da utilização do Plenário como fórum oficial para o Congresso iria requerir uma comunicação e uma organização muito eficiente para que todos os congressistas viessem a participar do fórum de fato. Muitos já não vão muito com a cara do fórum e podem não concordar.
    Isso é a mais pura verdade.

Tem muita gente que não gosta do fórum e não adianta nem insistir que elas não vão participar. Por isso, talvez, manter o fórum como centro do congresso pode não ser justo. O ideal é oferecer as pessoas essa recurso e não impor.

manurc
    Guest

Deus do céu, isso é um modelo, já me cansei de falar.
    A gente vai alterar tudo que não for viável, é só um exemplo.
    A gente tira poderes do presidente, nem cria o cargo se não quiserem, altera punições, leis. É só um rascunho.

E quanto a usar o fórum, a maioria concordou em vir pra cá. Como não temos nenhuma outra alternativa. A gente bota o fórum como oficial na constituição. Se mais da metade aporvar, paciência. Não tem ocmo agradar todo mundo.

Evilll
    Guest

A população não vai ficar feliz por ter que votar de novo. Se já foi um parto a votação antiga, levando em consideração o tamanho e as reformas, não é todo mundo que tem tempo pra ler os artigos da mídia e muito menos ler todo o projeto de uma constituição.

Quem sabe alguém não faz um artigo pra saber da opinião pública, quanto a disponibilidade de votar tudo de novo (apenas pra não parecer um "deja-vu").

Mulher TPM Avatar de Monica D`arc
    Data de Ingresso
    May 2009

Eu não consigo entender qual a finalidade de criar uma constituição, não consigo ver nenhuma funcionalidade nisso. De todas as propostas que apresentaram e li sinceramente eu não consigo ver nada que funcione seja qual país for.

O que mais gostei de ver aqui foi citar o território brasileiro como um bem inegociável, que foi uma crítica que fiz na apresentação da última que era cópia da portuguesa. Se fizerem uma Constituição tem que fazer constar mesmo que pelo menos aqueles territórios que na vida real mostrem o que é o Brasil é inegociável.Falo isso caso algum dia dividem mais o Brasil em mais regiões.

Sei que o que o Manurc apresentou é só um modelo mas está tudo muito vago e sempre vai estar. Sempre vai ter coisas que será impossível de controlar e só vamos ter uma lei escrita chamada constituição, tudo muito lindo mas que na prática vai ter gente que não vai cumprir pq não será uma das leis aplicaveis ao jogo. E num caso desses o que se vai fazer?

Vou dar um exemplo. Cassar Congressista isso é possivel? Eu procurei na wiki page e não encontrei isso como uma das coisas que um congressista pode fazer. Como se cassaria um congressista?

Se um congressista propor uma lei no jogo antes do que no forum... o que acontece?

Ou seja, para criar uma constituição que realmente funcione é preciso escrever as leis com as punições. Se as punições não forem possiveis de serem feitas como eu acho que é o caso de cassação de um Congressista, pra que fazer uma constituição?

PedroV
    Guest

Se você ler atentamente o que o manurc propôs, a cassação não seria através de um mecanismo oficial do jogo. A cassação se daria por fora e dessa forma o congressista teria que renunciar ao cargo voluntariamente. Caso não fizesse isso, viria uma punição.

É claro que esse sistema teria falhas, mas é a maneira mais próxima que temos de uma "Cassação"

manurc
    Guest

Evill, a antiga constituição não foi escrita pelo Legislativo e sim pelo Executivo, o que é um absurdo, um poder criar o mecanismo que controla o outro. E ela nem foi votada. Foram feita consultas muito tímidas à população e ela não ganhou legitimidade. Portando, foi um projeto mas não se concretizou.

Mônica, recomendo que leia o texto de novo, todas as leis são aplicáveis, tem punição prevista, podem ser implementadas. A punição é o Congressista ser expulso do fórum e por consequência não poderia ter nenhuma proposta de lei dentro do jogo aprovada. Se o presidente violasse alguma lei seria mais fácil ainda,dar impeachmant nele dentro do jogo, se um ministro viola lei o presidente deve afasta-lo caso contrário sobre impeachment também.
    Além disso todos eles seriam expulsos do fóruns oficiais e chats. Não é lá uma grande punição mas é o máximo que pode ser aplicado.

Permissões de Postagem